Janela partidária: pelo menos 4 dos 35 vereadores de Belém mudarão de partido

O fluxo de mudanças está intenso desde o final do ano passado, quando outros 5 parlamentares mudaram de legenda motivados por divergências, fusões ou incorporações no âmbito da movimentação de partidos para alcançar a chamada cláusula de barreira

O Liberal

Pelo menos 4 dos 35 vereadores da Câmara Municipal de Belém (CMB) mudarão de legenda na abertura da próxima ‘janela partidária’, como é conhecido o período em que a Justiça Eleitoral autoriza as mudanças, entre os dias 7 de março e 5 de abril.

Entre os vereadores que confirmaram mudança à Redação Integrada de O Liberal estão Josias Higino, que não aceitou a fusão do Patriota com o PTB e anunciou que irá para o PSD; Igor Andrade, que discordou da fusão do Solidariedade com o PROS e busca um novo partido; João Coelho, que confirmou que deixará o PTB e irá para o PDT; e Matheus Cavalcante, do Cidadania, que anunciou que irá mudar de legenda e está estudando as possibilidades.

VEJA MAIS

image Metade dos vereadores da Câmara de São João de Pirabas tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral cassou o mandato de 5 dos 11 vereadores do município de São João de Pirabas, por corrupção ou fraude de candidato eleito e “candidatura fictícia."

image Câmara Municipal de Belém lembra 77 anos do jornal O Liberal
Vereadores aprovaram votos de aplauso ao Grupo Liberal e sessão especial pelo aniversário do jornal

image Educação: vereadores de Ananindeua aprovam a criação da Escola do Legislativo
Projeto tem o objetivo de qualificar os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Ananindeua

"A mudança de direção estadual do partido me fez procurar outra legenda. Houve muitas fusões partidárias, por ‘necessidade de existência’ em decorrência da cláusula de barreira e criação de federações partidárias, e consequentemente, o número de partidos e candidatos diminuiu muito", disse Igor Andrade.

Fontes ligadas à CMB informaram que pelo menos mais sete vereadores estão cogitando a mudança de partido, entre os quais Moa Moraes (PSDB), Miguel Rodrigues e Renan Normando, ambos do PODEMOS, José Dinelly (PSC) e Salete Souza (PATRIOTA), Silvia Letícia, do PSOL, e de Bieco, do PP. Os dois últimos rechaçaram a hipótese.

"Eu defendo o programa do meu partido, que foi construído por sua militância. Por isso tenho muitas diferenças com a Prefeitura de Belém da qual o PSOL é parte, dirigida por uma frente ampla que chega a diluir a identidade política do PSOL", disse Silvia Letícia. 

"Minha intenção é manter minha filiação ao meu partido, o PP", disse Bieco, afastando os rumores que indicavam sua filiação ao MDB.

O fluxo de mudanças está intenso desde o final do ano passado, quando outros 5 parlamentares mudaram de legenda motivados por divergências, fusões ou incorporações no âmbito da movimentação de partidos para alcançar a chamada cláusula de barreira, que desde 2017 passou a estabelecer critérios de desempenho para que partidos tenham acesso ao dinheiro do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão. 

Entre os parlamentares estão Fábio Souza, que trocou o PSB pelo MDB após liberação consensual; Tulio Neves, que não aceitou a incorporação do PROS ao Solidariedade e anunciou ida para o PSD; Roni Gás, que era do PROS e agora é do Solidariedade; Altair Brandão, que trocou o PCdoB pelo PT; e Pablo Farah, que trocou o PL pelo MDB em liberação consensual. 

Cláusula de Barreira

O número elevado de mudanças e a diminuição do número de partidos é um dos efeitos da chamada cláusula de barreira, emenda à Constituição promulgada em 2017 pelo Congresso Nacional, que estabeleceu critérios de desempenho para que partidos tenham acesso ao dinheiro do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão. 

Desde março de 2019, data da última janela, foram dez uniões, ou seja, uma por semestre. Devido à cláusula de barreira, muitos partidos não conseguiram o mínimo de votos na última eleição para garantir o fundo partidário e o fundo eleitoral, recorrendo então à fusão de dois ou mais partidos para que, juntos, possam alcançar o percentual. 

Na semana passada, no caso mais recente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação do Partido Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão entre o PTB e o Patriota, mudança que alterou a conjuntura nacional, inclusive na CMB. 

Tipos de alterações 

De acordo com o TSE, existe a fusão, a incorporação e as federações. Na fusão os órgãos de direção dos partidos políticos elaboram estatuto e programa comuns. Há uma votação unindo as duas siglas e, por maioria absoluta, elegem o órgão de direção nacional que vai cuidar da nova legenda. Deferido o registro, os partidos políticos que se fundiram são extintos e a nova sigla é criada. 

Já nas incorporações, segundo o TSE, “cabe ao partido político incorporado deliberar, por maioria absoluta de votos, em seu órgão de direção nacional, sobre a adoção do estatuto e do programa de outra agremiação partidária”. Com o estatuto e o programa do partido incorporador adotados, escolhe-se uma nova direção nacional da sigla, que permanece com o mesmo nome, podendo também alterá-lo se desejar. 

Nas federações, a legislação prevê que dois ou mais partidos políticos se unam em um grupo, atuando como uma única sigla por no mínimo quatro anos. As legendas mantêm seus registros no TSE e suas autonomias, incluindo nomes, siglas e números próprios. 

Levantamento feito por O Liberal sobre os parlamentares de Belém que mudaram, mudarão ou podem mudar de partido: 

JOHN WAYNE - Segue no MDB  

IGOR ANDRADE (Solidariedade) - Informou que vai mudar, mas ainda não definiu a sigla nova 

ENFERMEIRA NAZARÉ LIMA – Continua no PSOL 

LULU DAS COMUNIDADES – Continua no AGIR 

PAULO QUEIROZ – Continua no MDB 

ÁLLAN POMBO – Continua no PDT 

EMERSON SAMPAIO – Continua no PP 

BIA CAMINHA – Continua no PT 

FÁBIO SOUZA (PSB) - Trocou para o MDB após liberação consensual 

WELLINGTON MAGALHÃES - Continua no MDB 

NENÉM ALBUQUERQUE - Continua no MDB 

BLENDA QUARESMA - Continua no MDB 

JUÁ BELÉM - Permanece no Republicanos 

GOLEIRO VINÍCIUS - Permanece no Republicanos 

AUGUSTO SANTOS - Permanece no Republicanos 

TULIO NEVES (PROS) - Anunciou mudança para o PSD 

RONI GÁS (PROS) - Após incorporação foi para o SOLIDARIEDADE 

GIZELLE FREITAS - Permanece no PSOL 

FERNANDO CARNEIRO - Permanece no PSOL 

JOÃO COELHO (PTB) - Confirmou que vai para o PDT  

MOA MORAES FILHO (PSDB) - Pode trocar, mas não tem definição de partido

MAURO FREITAS - Permanece no PSDB 

FABRÍCIO GAMA - Permanece no União Brasil

MIGUEL RODRIGUES (Podemos) - Pode trocar, mas não tem legenda definida 

RENAN NORMANDO (Podemos) - Deve trocar de legenda, mas ainda não sabe para qual

JOSÉ DINELLY (PSC) - Deve trocar, mas não tem legenda definida 

MATHEUS CAVALCANTE (Cidadania) - Disse que não descarta mudança e que está estudando possibilidades 

ALTAIR BRANDÃO (PC do B) - Migrou para o PT após liberação consensual 

SALETE SOUZA (Patriota) - Pode trocar, mas ainda não tem legenda definida

JOSIAS HIGINO (Patriota) - Informou que vai trocar para PSD  

MÁRCIO SANTOS (PSB) - Suplente, deve ser substituído por GLEISSON OLIVEIRA (PSB)

AMAURY DO APPD - Permanece no PT 

BIECO - Permanece no PP 

PABLO FARAH (PL) - Foi para o MDB após liberação consensual

SILVIA LETICIA – Informou que segue no PSOL 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA