Indígena que depôs à CPI das ONGs em São Félix do Xingu relata ameaças de morte

Cacique Karé Parakanã pediu ajuda aos membros do colegiado. Presidente da CPI, Plínio Valério, afirma que a denúncia será levada ao MPF

O Liberal
fonte

O líder indígena Karé Parakanã, da região de Apyterewa, que participou da reunião da CPI das ONGs em São Félix do Xingu, relatou aos membros do colegiado que, desde o seu depoimento, em 29 de novembro, vem recebendo ameaçadas de morte. “O meu povo está querendo me assassinar aqui, com acordo com a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com ONGs. Eu estou passando necessidade. Eu quero que vocês me apoiem e me ajudem, eu não quero deixar a minha família (…), eu não quero que aconteça esse tipo de ameaça que eu estou recebendo. Estou pedindo o apoio de vocês que espalhem esse áudio”, diz o cacique, em mensagem de áudio enviada ao presidente do colegiado, senador Plínio Valério (PSDB/AM). 

VEJA MAIS

image Relatório da CPI das ONGs será apresentado na terça-feira
Prazo para conclusão dos trabalhos do colegiado termina no dia 19 de dezembro

image Em São Félix do Xingu, CPI das ONGs ouve lideranças e políticos paraenses em diligência
A Comissão investiga a liberação de recursos públicos a organizações da sociedade civil, e membros estiveram no Pará nesta quarta (29)

A mensagem enviada pelo líder indígena foi divulgada por Valério e pelo relator da CPI, Márcio Bittar (União/AC), nas redes sociais. 

Plínio Valério observou que, em seu depoimento, o cacique Karé responsabilizou a Funai e organizações não governamentais (ONGs) de impedir conciliação entre indígenas e colonos em Apyterewa. "Com Funai, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na COP de Dubai, entraremos com denúncia no Ministério Público Federal, para que garantam a proteção de Karé", escreveu o senador. 

"Estou aqui responsabilizando a Funai e ONGs que atuam na região por qualquer coisa que acontecer com o líder Karé, uma vez que o órgão tem conhecimento dessa ameaça dentro da aldeia", completou. 

image Marina Silva diz que R$ 3 bilhões do Fundo Amazônia é pouco para os problemas do Brasil
O presidente da CPI, senador Plínio Valério, critica a distribuição do recurso de ONG a qual a ministra é conselheira honorária

image Márcio Santilli, do ISA, assume que tem empresa de consultoria que presta serviço à própria ONG
Nas redes sociais, o senador Plínio Valério, presidente da CPI das ONGs disse considerar o posicionamento grave

O senador Zequinha Marinho (Podemos/PA) informou que também está atento à ameaça de morte sofrida pelo cacique Karé Parakanã após as denúncias apresentadas pelo indígena durante a diligência da CPI das ONGs em São Félix do Xingu. "Estaremos representando no MPF uma forma de resguardar a integridade do líder Karê", disse. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA