Flávio Dino nega recebimento de relatórios sobre falhas em penitenciária onde ocorreu fuga

Fugitivos ligados ao Comando Vermelho continuam desaparecidos há cinco dias

O Liberal
fonte

Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, disse não ter recebido relatórios de inteligência que apontavam falhas na segurança da penitenciária federal de Mossoró, onde ocorreu dupla fuga na última quarta-feira (14). Os fugitivos, ligados ao Comando Vermelho, continuam desaparecidos há cinco dias.

Dino, que na segunda-feira (19) deixou o PSB e assumirá como ministro do STF, esteve à frente da pasta do governo Lula até janeiro deste ano. Investigadores afirmam que relatórios produzidos em 2021 e 2023 alertavam para o risco de fugas na penitenciária, mas nenhuma medida preventiva foi tomada.

VEJA MAIS

image Presos fogem de presídio de segurança máxima em Mossoró
A fuga foi identificada nesta quarta-feira (14) pelo setor de inteligência

image Relatório indica câmeras com defeito em presídio de Mossoró desde 2023
Documento apontou que o sistema de monitoramento eletrônico operava com capacidade reduzida

O atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que só teve conhecimento dos relatórios pela imprensa. Ele está em Mossoró acompanhando as buscas pelos fugitivos e destacou a abertura de uma sindicância para investigar o ocorrido.

"Na administração pública, isso [produção de relatórios] é comum. É preciso avaliar a qualidade dos relatórios, se foram sanados os problemas avaliados, e tudo isso será analisado pelo doutor André [Garcia, secretário de Políticas Penais] na sindicância que foi aberta", disse Lewandowski.

"Não vamos deixar nenhum defeito, falha de procedimento ou nenhum problema de equipamento para trás. Daqui para frente, como sempre tivemos presídios muito seguros, eles serão ainda mais seguros", garantiu o ministro.

As investigações revelam que câmeras inoperantes e alertas de policiais penais sobre possíveis fugas não foram tratados adequadamente. O presidente Lula, em viagem à Etiópia, sugeriu possível "relaxamento" e "conivência" de agentes da penitenciária. As buscas pelos fugitivos, que chegaram a fazer reféns em uma casa, continuam.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA