CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputados elegem nova Mesa Diretora da Alepa no dia 1º de fevereiro; Chicão tenta reeleição

Primeira sessão da Casa será às 9h, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa)

Daleth Oliveira
fonte

Após os deputados estaduais eleitos para o mandato de 2023-2026 tomarem posse na próxima quarta-feira (1º), será eleita nova Mesa Diretora para a 20ª legislatura. A sessão solene de posse será às 9h, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), quando o atual presidente da Chicão (MDB) se candidatará à reeleição.

A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Compõe-se de Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e de Secretaria, composta por quatro secretários. 

Os candidatos à Presidência e para integrar a mesa só serão inscritos durante a realização da sessão, e a votação será realizada logo em seguida. Primeiramente, os parlamentares elegerão o novo presidente da Casa Legislativa, que tomará assento e conduzirá os trabalhos de eleição dos membros da nova mesa diretora. 

É permitida a reeleição dos membros da Mesa Diretora

De acordo com Regimento Interno da Casa, é permitida a reeleição dos membros da Mesa Diretora. A votação se dá por escrutínio secreto e pelo sistema eletrônico, exigindo maioria absoluta dos votos, em primeiro escrutínio, maioria simples, em segundo escrutínio.

Para concorrer, é necessário registro, perante a Mesa, de chapas, de candidatos previamente escolhidos pelas bancadas dos partidos, blocos parlamentares ou federações de partidos aos cargos que, de acordo com o princípio da representação proporcional, tenham sido distribuídos a esses partidos, blocos ou federações.

Outra regra é que nenhum candidato poderá concorrer em mais de uma chapa. Após o resultado da eleição, a posse é imediata. 

Candidato à reeleição

Em dezembro, o deputado reeleito Francisco Melo, mais conhecido por Chicão (MDB), Chicão (MDB), disse à reportagem de O Liberal que será candidato novamente para o próximo biênio. A menos de uma semana da eleição, na sexta-feira (27), o parlamentar afirmou que deseja dar andamento à gestão que iniciou em 2021.

“Se for da vontade dos deputados e da vontade de Deus que eu seja reconduzido à presidência da assembleia, quero continuar fortalecendo o Legislativo, buscando dar condições ao mandato dos parlamentares, valorizar o servidor da Casa e buscar sempre uma melhoria dos nossos espaços de trabalho. Então, basicamente nós já começamos isso no nosso mandato que está em vigor e daremos, se Deus quiser, continuidade se tivermos a felicidade de sermos reeleitos”, declarou Chicão.

Apesar de já acumular a experiência do biênio anterior, bastante elogiada pelos deputados na sessão de encerramento das atividades no dia 20 de dezembro, o presidente acredita que há mais motivos para ser reeleito. “A experiência para concorrer à reeleição conta, mas ela não é o suficiente. Eu acho que o que é prudente sempre é você respeitar o antagonismo que existe dentro do Poder Legislativo e sempre construir esse entendimento com a busca do diálogo. É isso que nós estamos fazendo’, afirmou.

Questionado sobre como deve ser a nova Mesa Diretora, Chicão destacou a pluralidade de partidos e ideias na composição. “A democracia é feita por meio da diversidade de pensamento, e o Poder Legislativo é composto entre vários partidos. Com essa característica, portanto, é natural que a gente possa buscar esse entendimento respeitando sempre o que diz o regimento, que é obedecer dentro do possível a questão da proporcionalidade partidária”, finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA