De aborto a investigação contra Bolsonaro: saiba quais casos Dino pode herdar se entrar no STF

A sabatina pelo nome do ministro de Justiça e Segurança Pública no Senado será realizada no próximo dia 13 de dezembro

O Liberal
fonte

Caso seja escolhido para ocupar a última cadeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, poderá herdar 346 ações da ministra aposentada Rosa Weber. A sabatina no Senado será realizada no próximo dia 13 de dezembro.

VEJA MAIS

image No Senado, Dino tem mais da metade dos votos para ir ao STF; veja posição dos senadores paraenses
Dino precisa conquistar 41 votos para sua aprovação. Até agora, 24 são a favor da nomeação, enquanto 21 se posicionaram contra

image Abaixo-assinado contra a indicação Dino ao STF reúne 140 mil assinaturas em menos de 24 horas
Ação foi lançada pelo Partido Novo, nesta segunda-feira

Entre os processos que podem cair nas mãos de Dino está uma petição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, pedindo investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Há também a avaliação da constitucionalidade do indulto natalino e uma ação que pode equiparar o aborto a homicídio qualificado.

O atual ministro da Justiça e Segurança Pública também poderá ser relator da ação direta de inconstitucionalidade que considera assédio contra a imprensa o acúmulo de processos simultâneos contra um mesmo jornalista.

Aborto

Como Weber deu seu voto antes de se aposentar, Dino não poderá votar na ação sobre a descriminalização do aborto. Mas deve ser relator de um processo que pode equiparar o aborto ao crime de homicídio qualificado. A ação foi um pedido do Partido Liberal (PL), que considera as atuais penas da legislação como insuficientes em relação a outros crimes contra a vida, como roubo seguido de morte, o chamado latrocínio.

VEJA MAIS

image Rosa Weber vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez; vote na enquete
Posicionamento da ministra, que é a relatora do processo, foi registrado no sistema eletrônico da Corte durante a madrugada. Você é a favor da liberação do aborto? Vote na enquete

image Britney Spears revela que ficou grávida de Justin Timberlake e fez aborto
A cantora realizou o aborto quando tinha 17 anos e namorava Timberlake. A revelação foi feita em sua biografia "The Woman in Me"

image Nos EUA, direito ao aborto e regulamentação da maconha são aprovados em Ohio
Estado proibia qualquer interrupção na gravidez mesmo em casos de estupro e incesto

Pelo atual Código Penal, fica prevista prisão de um a 10 anos em situações de aborto, sendo mais grave os casos sem consentimento. Os integrantes do PL querem que a pena seja de 12 a 30 anos, como homicídio qualificado.

Bolsonaro

Outra pauta que deve ser herdada por Dino envolve a CPI da Pandemia da Covid-19, que pediu ao STF que investigasse Jair Bolsonaro e outros agentes públicos por incitação ao não uso de máscaras, aglomeração e realização de tratamentos ineficazes para combater o vírus.

A ação também pede o indiciamento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Beatriz Kicis (PL-FF), Osmar Terra (MDB-RS), Ricardo Barros (PP-PR) e Carlos Jordy (PL-RJ) e do ex-ministro Onyx Lorenzoni.

Indulto e assédio

O recurso extraordinário sobre o indulto natalino vai julgar se o presidente da República pode perdoar pessoas condenadas a mais de cinco anos de prisão. O recurso é ligado ao caso concreto de uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que manteve indulto natalino a um homem condenado a quatro anos e quatro meses de prisão.

Já o caso do assédio judicial contra jornalistas é uma ação direta de inconstitucionalidade da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) na defesa de que a pulverização da distribuição de diversas ações de reparação de danos contra um mesmo jornalista evidencia assédio judicial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA