Cristiano Zanin arquiva ação contra Bolsonaro por suposta omissão na compra de vacina

Argumento do ministro é de que o processo perdeu sua relevância, uma vez que a crise decorrente da covid-19 foi controlada

O Liberal
fonte

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin arquivou nesta quinta-feira (31) uma ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alegava omissão na aquisição de vacinas durante o pico da pandemia de covid-19.

A justificativa para o arquivamento é que o processo perdeu sua relevância, uma vez que a crise decorrente da covid-19 foi controlada e as vacinas já foram administradas. A decisão do ministro menciona que o cenário sanitário e factual se encontra "estabilizado".

VEJA MAIS

image Bolsonaro e Michelle ficam em silêncio durante depoimento à PF nesta quinta sobre o caso das joias
Advogados de defesa do ex-presidente e ex-primeira-dama apresentaram petição para que eles não respondessem às perguntas

image Zanin vota contra descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal
Na mesma sessão, Gilmar Mendes rebate críticas ao seu voto a favor do porte

image STF forma maioria para validar juiz de garantias em todo o país
Ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Edson Fachin se manifestaram favoravelmente ao modelo

No documento, Zanin destaca: "As informações técnicas produzidas pelo Ministério da Saúde e apresentadas no processo confirmam a ineficácia de qualquer possível ação judicial que trate da controvérsia descrita na petição inicial".

A ação movida pela Rede Sustentabilidade teve início em outubro de 2020. O partido buscava uma determinação para que o governo Bolsonaro fosse compelido a adquirir a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo.

Naquela época, Bolsonaro desautorizou publicamente o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que havia anunciado a compra de 46 milhões de doses do imunizante. O ex-presidente declarou nas redes sociais: "A vacina chinesa de João Doria. Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deve ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa. O povo brasileiro não será usado como cobaia. Minha decisão é não adquirir a mencionada vacina".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA