CPI das Ongs vai ouvir Marcelo Xavier, ex-presidente da Funai

A CPI das ONGs, presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e com o senador Márcio Bittar (União-AC) como relator, tem como objetivo investigar a liberação de recursos públicos para organizações não governamentais e a correta aplicação dos repasses recebidos.

O Liberal

O ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) durante o governo Bolsonaro, Marcelo Xavier, foi oficialmente convocado para depor na CPI das Ongs. A previsão para a sessão marcada para esta terça-feira (10).

VEJA MAIS

image Relator da CPI das ONGs critica 'silêncio' das entidades em relação aos países que mais poluem
Senador Márcio Bittar falou também sobre os recursos que as ONGs recebem desses país, durante depoimento do diretor executivo do Ipê, Eduardo Ditt

image CPI das ONGs: Parlamentares querem prestação de contas pelo Banco Central
Comissão quer averiguar recursos recebidos a partir do exterior desde 2022 e deverá ser pauta na terça-feira (26)

A CPI das ONGs, presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e com o senador Márcio Bittar (União-AC) como relator, tem como objetivo investigar a liberação de recursos públicos para organizações não governamentais e a correta aplicação dos repasses recebidos.

A convocação de Marcelo Xavier junta-se a uma lista de depoentes que já passaram pela CPI das Ongs. Nas recentes audiências, a comissão ouviu Humberto Ditt, diretor executivo do Instituto IPÊ, o político Aldo Rebelo, a deputada federal Silvia Waiãpi e o ex-ministro e atual senador Ricardo Salles, entre outros nomes.

A CPI ganhou destaque ao apurar as ações das Ongs na Amazônia, visando investigar supostas irregularidades nas contratações de indígenas em atividades relacionadas à preservação ambiental. A convocação de Marcelo Xavier amplia o escopo das investigações, abordando aspectos da gestão na Funai durante o governo anterior.

image CPI das ONGs: senador questiona prestação de serviços no Imazon
Ritaumaria Pereira, representante do Imazon, é a convidada a depor na sessão desta semana

image CPI das ONGs: senadores questionam ética no processo de auditoria da FAS
Styvenson Valentim (Podemos/RN) e Mecias de Jesus (Republicanos/RR) pediram para que o superintendente geral da Fundação envie documentos que comprovem a transparência na prestação de contas

image CPI das ONGs: FAS afirma que orçamento anual varia até R$ 40 milhões
Virgílio Maurício Viana, superintendente geral da instituição, disse que as contas da ONG são todas auditadas pelas autoridades

“Sabe-se que boa parte das ONGs e Oscips que atuam na região amazônica tem por objeto questões relacionadas aos povos indígenas, desse modo, nos parece pertinente escutar o ex-presidente da Funai, entidade responsável por essa área, com objetivo de conhecer a visão dele acerca da atuação dessas entidades, e, também, entender de que forma essas entidades paraestatais influenciam na formulação de políticas públicas para o setor, bem como, a participação delas na execução dos programas voltados para os povos indígenas”, disse Márcio Bittar em seu pedido de convocação.

A CPI das ONGs representa um esforço do Senado Federal para esclarecer questões relacionadas à aplicação de recursos públicos em projetos ambientais e sociais conduzidos por organizações não governamentais. A convocação de Marcelo Xavier é mais um passo no processo de investigação que busca garantir a transparência e a correta utilização dos fundos públicos destinados a essas entidades. A expectativa é que seu depoimento forneça informações cruciais para a continuação dos trabalhos da comissão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA