CPI das ONGs ouvirá diretoras do Imazon e do Instituto Ipê na próxima terça-feira

Oitivas atendem a pedido do presidente da CPI, senador Plínio Valério (PSDB-AM)

O Liberal
fonte

A agenda Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada no Senado para investigar a atuação e o repasse de verbas públicas e privadas a organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia continua na próxima semana com depoimentos de representantes de entidades citadas em oitivas anteriores. Foram convidadas a prestar esclarecimentos as diretoras Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), respectivamente, Ritaumaria Pereira e Suzana Pádua. 

VEJA MAIS

image CPI das ONGs: senadores questionam ética no processo de auditoria da FAS
Styvenson Valentim (Podemos/RN) e Mecias de Jesus (Republicanos/RR) pediram para que o superintendente geral da Fundação envie documentos que comprovem a transparência na prestação de contas

image CPI das ONGs: FAS afirma que orçamento anual varia até R$ 40 milhões
Virgílio Maurício Viana, superintendente geral da instituição, disse que as contas da ONG são todas auditadas pelas autoridades

Os depoimentos estão previstos para iniciar às 10h de terça-feira (19). As duas foram chamadas a pedido do presidente do colegiado, senador Plínio Valério (PSDB-AM). No requerimento apresentado, Valério argumenta que o "houve [em reuniões anteriores] diversas menções ao Imazon, motivo pelo qual se caracteriza grande interesse por conhecer os trabalhos da entidade, considerada formalmente como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)". 

Já no caso do Instituto Ipê, o senador alega que a CPI possui documentação relacionada à atuação da ONG como o condutor do processo de criação de Unidades de Conservação no Baixo Rio Negro. Plínio Valério avalia que é preciso ter mais detalhes sobre "o que faz exatamente a ONG nessas áreas, operando com recursos, determinando a destinação dos recursos e autorizados por quem para participar e conduzir todo esse processo ao longo do tempo".

image CPI das ONGs ouve Virgílio Viana, da FAS, para prestação de contas sobre recursos do Fundo Amazônia
O superintendente foi chamado para depor após a Fundação ter sido citada em outros depoimentos e documentos apresentados ao longo das oitivas

image CPI das ONGs começa a ouvir representantes das instituições nesta terça-feira, 12
Presidente da Comissão afirma que fase é crucial para o andamento das investigações

Requerimentos

Também na terça-feira, o colegiado deve apreciar pelo menos quatro requerimentos incluídos na pauta, entre eles o que solicita oitiva com Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que apresentou o pedido, o objetivo é que Pires fale sobre as relações do ICMBio com as ONGs e também sobre recursos de origem externa recebidos pela instituição.

image Membros da CPI das ONGs apontam que ISA arrecadou mais de R$ 60 milhões
Membros da comissão constataram que o Instituto Socioambiental (ISA) arrecadou 12 milhões de uma única fonte

image CPI das ONGs: meteorologia Luiz Carlos Molion contesta argumentos de ambientalistas sobre clima
Para ele, a Amazônia não interfere de forma decisiva no clima do planeta

Os outros três requerimentos, todos de autoria do senador Márcio Bittar (UNIÃO/AC), relator da CPI, pedem solicitação de informações sobre as relações do governo do Acre com a ONG SOS Amazônia e cópias das prestações de contas apresentadas pela entidade entre 2002 e 2022, referentes aos recursos recebidos do governo; informações ao presidente do Tribunal de Contas do Acre, José Ribamar Trindade, sobre processos que envolvam a SOS Amazônia; e oitiva com o diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Batmanian. Em relação a esse terceiro requerimento, o objetivo é esclarecer sobre a atuação de ONGs no Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA