CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Comissão Estadual da Verdade lança relatório sobre a ditadura militar na Amazônia

Cerca de 300 exemplares impressos serão remetidos com prioridade para bibliotecas públicas do Estado e outras de referência nacional.

O Liberal
fonte

Foi lançado nesta sexta-feira (31), em sessão solene no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o relatório da Comissão da Verdade e Memória do Pará, que narra as graves violações aos direitos humanos durante a ditadura militar na Amazônia. Os organizadores resgataram e compilaram o trabalho da Comissão da Verdade do Pará, presidida pelo advogado Egídio Sales Filho, ao lado de Paulo Fonteles Filho, ambos falecidos, além de outros representantes, como o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor), entre outros. 

A publicação, denominada de "Paulo Fonteles Filho", compreende uma coleção de três obras, divididas em três Tomos, que abordam diferentes dimensões da temática dos direitos humanos e da ditadura civil-militar no Pará.

VEJA MAIS

image Comissão Estadual da Verdade do Pará lança relatório final no próximo dia 31
O lançamento ocorre no dia que marca os 59 anos do golpe civil-militar que deu início à ditadura militar no Brasil

image Morre major Curió, que liderou a repressão à Guerrilha do Araguaia
Ex-agente do Centro de Inteligência do Exército (antigo CIE), ele atuou contra movimentos armados de oposição ao regime e é uma figura emblemática da ditadura militar na Amazônia

image Há 40 anos, o Movimento pela Libertação dos Presos do Araguaia mobilizou o Pará
Entidades religiosas e grupos pela democracia fizeram movimento contra a prisão de dois padres estrangeiros e 13 de posseiros

A publicação é da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), através da Editora Pública Dalcídio Jurandir, com recursos de emenda parlamentar do deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor, e da deputada estadual Marinor Brito. 

Os 300 exemplares impressos serão remetidos com prioridade para bibliotecas públicas do Estado e outras de referência nacional. Para o público em geral, a obra estará disponível, na íntegra, nos sites da Alepa e da Sociedade Paraense de Direitos Humanos

A coleção teve como organizadores Angelina Anjos (Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará); Ismael Machado (jornalista); Marcelo Zelic (Armazém Memória/SP); Marco Apolo Santana Leão (Sociedade Paraense de Defesa de Direitos Humanos) e Carlos Bordalo (Presidente da Comissão Estadual da Verdade do Pará e Deputado Estadual).

A Comissão Estadual da Verdade do Pará (CEV-PA) foi criada através da Lei Estadual 7.802, sancionada em 31 de março de 2014 pelo então governador Simão Jatene, data que marcou os 50 anos do golpe militar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA