Comissão da Câmara aprova proposta para que igrejas paguem menos impostos

Para que a proposta seja aprovada, serão necessários os votos de pelo menos 308 deputados em dois turnos

O Liberal
fonte

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a imunidade tributária para entidades religiosas e templos de qualquer culto. O texto seguirá para votação em plenário após a aprovação pelo colegiado.

Para que a proposta seja aprovada, serão necessários os votos de pelo menos 308 deputados em dois turnos de votação, devido à sua natureza como emenda constitucional.

VEJA MAIS

image Fazenda publica regras para empresas de auditoria de apostas on-line
Outras portarias devem ser publicadas nas próximas semanas

image MEIs de Ananindeua podem obter linha de crédito de até R$ 2 mil
O coordenador da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua, Cláudio Abreu, explica como funciona a concessão de crédito pelo Fundo “Ananin Esperança”

image Reforma Tributária é promulgada no Congresso em sessão com a presença de Lula
PEC que institui a Reforma Tributária no Brasil foi aprovada em última instância pela Câmara na noite da sexta-feira (15)

A PEC aprovada estabelece que os governos federal, estadual e municipal não poderão criar impostos sobre a aquisição de bens e serviços essenciais à formação do patrimônio, à geração e prestação de serviço, à manutenção e funcionamento dessas entidades, conforme será inserido na Constituição.

Atualmente, já existe uma proibição de cobrança de tributos sobre patrimônio, renda e serviços ligados a atividades essenciais de igrejas e templos, incluindo isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para edifícios em nome de entidades religiosas.

A ampliação da imunidade, conforme prevista na PEC, abrangerá até mesmo tributações indiretas, como o imposto embutido na energia elétrica utilizada pela igreja ou no material de construção do templo.

Além das entidades religiosas, a medida também beneficiará organizações assistenciais e beneficentes ligadas a elas, como creches, asilos, orfanatos e comunidades terapêuticas. O mecanismo da imunidade ampliada será implementado por meio da devolução de tributos pagos pelas entidades nessas atividades.

Governo apoia texto, segundo o relator

O texto da PEC foi discutido ao longo das últimas semanas com representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, bem como da Casa Civil, de acordo com os deputados Fernando Máximo (União-RO) e Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Os parlamentares afirmam ter recebido indicação de apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Esse gesto é considerado pelos deputados uma sinalização do Planalto às lideranças evangélicas, que estavam insatisfeitas com a suspensão, pela Receita Federal, da isenção tributária sobre salários de pastores.

Durante as discussões, o governo defendeu a retirada de partidos e instituições de educação, conforme relatou o relator. "A gente retirou o que onerava mais", declarou.

O impacto estimado da ampliação da imunidade, segundo Máximo, é de R$ 1 bilhão anualmente, mas esse valor deve ser reduzido com as novas regras da reforma tributária.

Além da PEC, na próxima semana, o grupo espera chegar a um consenso com o Ministério da Fazenda sobre a isenção sobre os salários. Representantes da bancada evangélica e órgãos do governo federal têm discutido o tema em um grupo de trabalho anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em janeiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA