CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Brasil pode ser líder na produção de biocombustível de segunda geração, diz Grupo BBF

País é o 4º produtor mundial, atrás da Indonésia, Malásia e Tailândia

O Liberal
fonte

Com ampla cadeia produtiva, o Brasil pode ser líder na produção de biocombustíveis de segunda geração. A afirmação é de Milton Steagall, o CEO do Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, e, atualmente, a maior produtora de óleo de palma da América Latina.

VEJA MAIS

image Lula assina projeto Combustível do Futuro e compara Brasil ao Oriente Médio
Segundo o presidente, o país pode ser com o combustível limpo o que o Oriente Médio é para o petróleo

image Áreas desmatadas podem gerar emprego com óleo de palma
Grupo BBF aborda cultivo da espécie na Amazônia durante fórum empresarial

Milton Steagall participou do Seminário Agronegócio, organizado pelo LIDE e pelo jornal O Estado de São Paulo, na capital paulista, na manhã desta terça-feira (10). O Brasil é o décimo produtor mundial. Indonésia, Malásia e Tailândia são os maiores produtores do mundo.

“O Brasil tem um imenso potencial em se tornar líder na produção de biocombustível de segunda geração”, frisou Steagall. Ele defendeu a palma de óleo como cultura agrícola para produção de SAF (Sistemas Agroflorestais) e Diesel Verde.

No Seminário Agronegócio, o executivo da BBF participou do painel “Os Grandes Desafios do Produtor Rural e do Agronegócio”. Steagall abordou o potencial brasileiro para produção da palma de óleo, mais conhecida como dendê.

Segundo Steagall, o Brasil tem participação tímida no mercado da palma. Ele enfatizou as qualidades da palma, como a característica de não poder ser mecanizada, o que gera emprego e renda para a população amazônica. Presente na região, só a BBF emprega sete mil trabalhadores diretamente e outros 21 mil indiretamente em cinco estados do Norte.

A palma tem uma cadeia de produção ampla, da semente até os tratos culturais, colheita e construção de indústrias voltadas para extração do óleo, transformação em biocombustível e agora de SAF e Diesel Verde. Vejam quanta oportunidade de emprego essa planta fornece. Só vamos conseguir acabar com o desmatamento se oferecermos oportunidade de emprego para a população da Amazônia”, disse.

De acordo com a BBF, o óleo de palma se destaca pela alta eficiência na produção de óleo: a palma produz 10 vezes mais óleo por hectare quando comparada com a soja, outra importante matéria-prima utilizada para produção de biocombustíveis.

O Brasil precisa encontrar soluções para seus próprios desafios e ser protagonista em sustentabilidade”, afirmou.

SAF e Diesel Verde

Até o ano de 2026, o Grupo BBF informa que iniciará o fornecimento de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e Diesel Verde para a Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) – em contrato de offtaker. A matéria-prima para os biocombustíveis avançados será o óleo de palma cultivado pelo Grupo BBF na região Amazônica. Já o refino será feito na primeira biorrefinaria do País a produzir os inéditos biocombustíveis em escala industrial. Devem ser investidos mais de R$ 2,2 bilhões na nova planta, que terá a capacidade de produzir cerca de 500 milhões de litros anualmente de SAF e Diesel Verde.

Grupo BBF

O Grupo BBF (Brasil Bio Fuels) atua na América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e capacidade de produção de 200 mil toneladas de óleo por ano. A empresa é pioneira na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região.

A atividade agrícola da BBF recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA