CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alepa aprova PEC da autonomia financeira do Ministério Público de Contas

CCJ aprova 18 projetos de lei para votação

O Liberal
fonte

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão desta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o Projeto de Emenda Constitucional, a chamada PEC 05/2023, enviado pelo Poder Executivo reconhecendo a autonomia administrativa e financeira do Ministério Público de Contas do Estado do Pará. 

A iniciativa altera o artigo 126 da Constituição Estadual. Líder do governo, o deputado Iran Lima, destacou que a emenda à Constituição fortalece a atuação do MPC junto aos tribunais de contas. O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Pará, Patrick Bezerra Mesquisa, enfatizou que a PEC consolida a autonomia que já existia há 63 anos, estava prevista em lei, mas não inscrita na Constituição do Estado.

VEJA MAIS

image Alepa: deputado Chicão recebe o novo superintendente da Sudam, Paulo Rocha
Parceria estratégica entre Assembleia Legislativa do Pará e Sudam fortalece ações para a preservação da Amazônia na COP-30

image Rolon Ho e Luciano Huck podem receber título de “Cidadão do Pará"
Pedido foi protocolado na Alepa e deve ser votado na próxima semana

image Deputados aprovam projeto sobre atividades das mulheres marisqueiras no Pará
Também foi aprovado o PL sobre a política estadual de atenção à gagueira e à pessoa que gagueja no Pará.

Pela legislação, compete ao MPC nos âmbitos do Estado e dos Municípios "promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda da Constituição e das Leis, no que se refere à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, de competência dos citados tribunais de contas”.

Comissão de Constituição e Justiça aprova 18 projetos de lei para votação

Ainda, nesta terça-feira (6), os deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Alepa, aprovaram 18 projetos de lei para votação. A reunião foi presidida pelo deputado Eraldo Pimenta, e, do total 18 PLs, quatro são de autoria do Executivo estadual e os demais dos deputados da Casa.

A CCJ aprovou o projeto do Executivo que altera a lei estadual nº. 5.980/1996, que regula as entidades qualificadas como Organizações Sociais (OS); também, o projeto que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos membros e servidores da Defensoria Pública do Estado; e o que pretende a revisão geral anual da remuneração dos servidores do Poder Judiciário.

image Servidores do Ministério Público do Estado do Pará terão reposição salarial de 6,51%
O projeto que garante o reajuste foi aprovado pela Assembleia Legislativa e segue para sanção do governador.

image Projeto que irá oferecer apoio psicológico e médico aos agentes de segurança é aprovado na Alepa
A Associação de Esposas e Familiares de Praças Pará (AEFPPA) comemora a conquista, mas pede que a ações, de fato, funcionem

image Em Belém, deputados apreciam PL que cria apoio médico e psicológico a policiais e bombeiros
Proposta deve ser votada nesta terça-feira (30)

Ainda no âmbito do Executivo, entrou na pauta, de forma extra, o PL que trata do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, com a transformação da Auditoria-Geral do Estado do Pará (AGE) em Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE).

O deputado Iran Lima, líder do governo, pediu vista em quatro projetos. O que estabelece regras para remoção de agentes de segurança pública durante o período de gestação ou de aleitamento materno de autoria do deputado Fábio Freitas; o que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e manutenção de brinquedotecas em hospitais, clínicas, unidades de saúde e outros estabelecimentos similares de atendimento pediátrico em regime de internação e de ambulatório, de autoria do deputado Braz.

O projeto do deputado Thiago Araújo, que estabelece o Programa "Escola Segura, Sociedade Melhor" e, ainda, do deputado Nilton Neves, que dispõe sobre medidas de segurança de combate à violência nas redes de ensino público e privado do Estado, teve sua votação suspensa pela vista do líder do governo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA