8 de janeiro: MPF arquiva inquérito contra Anderson Torres, governador do DF e PMs; entenda

Procuradoria afirma não haver elementos suficientes para se concluir que Torres tinha o intuito de permitir que "manifestantes adentrassem e depredassem os prédios públicos”.

O Liberal
fonte

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou os inquéritos civis instaurados contra o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, os policiais militares Jorge Eduardo Naime, Fabio Augusto Vieira e Klepter Rosa Gonçalves, e o governador Ibaneis Rocha, envolvendo os atos de 8 de janeiro de 2023. No caso de Torres, a Procuradoria da República do DF entende que com a mudança na legislação que dispõe sobre os atos de improbidade administrativa, é necessário que seja demonstrado dolo da conduta para a responsabilização de agentes públicos.

VEJA MAIS

image Ex-ministro Anderson Torres tem porte de armas cassado pela PF
Agentes da corporação já recolheram o armamento na casa de Torres

image Anderson Torres chega à CLDF para depor na CPI dos Atos Antidemocráticos
Na terça-feira (8), o ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro prestou depoimento na CPMI dos Atos Golpistas

Desde outubro de 2021, com a modificação da Lei, danos causados por imprudência, imperícia ou negligência não podem mais ser configurados como improbidade.

O MPF observou que Torres, quando assumiu o cargo de secretário, informou ao governador Ibaneis Rocha que viajaria de férias com a família no início de janeiro, ocasião em que ainda não havia informação de uma “descida dos acampados no QG para a esplanada dos Ministérios com o escopo de tomada de poder”. Para a procuradoria, não há elementos suficientes para se concluir que o ex-secretário “tinha o intuito de permitir que os manifestantes adentrassem e depredassem os prédios públicos”.

image Durante CPMI do 8 de Janeiro, Marco Feliciano grita com Soraya Thronicke e gera confusão; vídeo
O momento de tensão ocorreu durante o depoimento do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, que foi ouvido nesta terça pelo colegiado

image Se plano tivesse sido executado, atos não teriam ocorrido, diz Torres sobre 8 de janeiro
Ex-ministro de Bolsonaro prestou depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional

“Em diversos momentos da investigação o que se verifica é a adoção de medidas para promover a segurança no DF e tentar impedir que os criminosos avançassem ainda mais em sua empreitada”, avaliou o órgão. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA