Mulher é morta a facada pelo companheiro em Soure
O suspeito do crime foi preso na manhã desta segunda-feira (27), dentro da casa da mãe dele
Mayara Figueiredo Gonçalves foi morta com uma facada nas costas, na madrugada do último domingo (26), no município de Soure, na ilha do Marajó, região do nordeste paraense. O suspeito, identificado como Jean Amaro, foi preso nas primeiras horas desta segunda-feira (27), no bairro do Tatu, naquela mesma cidade. Segundo a polícia, o crime ocorreu dentro da residência do casal, localizada no bairro Macaxeira.
Com base no levantamento de informações penitenciárias, a polícia identificou que o assassino possui diversas passagens pelo Sistema Criminal. Inclusive, já havia sido preso, em flagrante, por lesão corporal contra Mayara. Inicialmente, foi divulgado que a vítima entrou com pedido de medida protetiva contra Jean, mas teve o pedido negado pelo Poder Judiciário. Contudo, a Associação do Magistrados do Pará (Amepa) esclarece que "em momento algum houve representação da vítima por medida protetiva", sendo inverídica a afirmação.
VEJA MAIS
As investigações apontam que, no dia do feminicídio, houve uma briga considerada violenta na residência do casal. Imagens divulgadas pelas autoridades policiais mostram o imóvel bastante revirado. Em um determinado momento, ainda de acordo com a polícia, Jean desferiu uma facada nas costas da vítima, que não teve nenhuma chance de defesa. A arma utilizada foi apreendida pela polícia.
Uma guarnição da Polícia Militar foi a primeira a chegar no local, onde encontrou Mayara já sem vida. O suspeito já havia fugido. Equipes da Polícia Civil foram acionadas e estiveram no local realizando os procedimentos cabíveis, bem como a coleta das primeiras informações que pudessem ajudar no processo investigativo, feito pela Delegacia da Mulher do Município de Soure.
Ainda no domingo, as equipes policiais realizaram buscas na tentativa de localizar e prender Jean. Foi feito o cerco em uma área próxima à invasão do Sossego. Porém, devido à escuridão, não foi possível localizar o suspeito. De acordo com a polícia, já na madrugada desta segunda-feira, ao perceber que as buscas se intensificaram, a família de Jean entrou em contato com as autoridades policiais e, então, ele foi capturado dentro da residência de sua mãe, no bairro do Tatu.
Jean foi conduzido à delegacia e apresentado para a realização dos procedimentos cabíveis ao flagrante. A polícia não forneceu detalhes sobre o depoimento dele.
Leia a nota da Amepa na íntegra:
A Amepa, Associação do Magistrados do Pará, vem a público esclarecer o conteúdo de reportagem publicada no Portal de O Liberal nas redes sociais, acerca de atos judiciais na comarca de Soure, cuja titularidade é da Juíza de Direito RAFAELLA MOREIRA LIMA KURASHIMA:
Segundo a notícia, um feminicídio teria ocorrido naquela cidade e o apontado responsável não teria contra si determinada qualquer medida protetiva anterior em relação à vítima, mesmo com suposto episódio envolvendo violência entre as partes.
Ocorre que a narrativa não é verdadeira!
Em fatos anteriores à chegada da magistrada na comarca, o mesmo acusado foi preso em flagrante no dia 27/04/2022 pelo crime de lesão corporal com violência doméstica nos autos de nº 0800418-86.2022.8.14.0059, convertida em preventiva na audiência de custódia.
Posteriormente, após o término da instrução processual, a pedido da defesa e do Ministério Público, em 09/08/22 foi colocado em liberdade provisória mediante cautelares diversas da prisão.
Em momento algum houve representação da vítima por medida protetiva. Logo, é completamente inverídica e descabida a afirmação da notícia de que foi indeferida medida protetiva pelo juízo.
Em 28 de fevereiro deste ano, o agente teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e audiência de custódia designada para a presente data.
Nesse sentido, a Amepa se solidariza com sua associada e repõe a verdade dos fatos desencadeados na cidade de Soure, como forma de esclarecer a sociedade e restabelecer a credibilidade no Poder Judiciário.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA