logo jornal amazonia

Dois homens são presos por caça predatória ilegal, no Utinga

Os dois acusados estavam armados e já haviam abatido vários animais silvestres

Maiza Santos

Dois homens, que não tiveram a identidade revelada, foram presos na madrugada desta sexta-feira, 14, sob acusação de caça predatória ilegal no Parque Estadual do Utinga, em Belém. A prisão foi feita por agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que teriam recebido denúncias sobre o crime e encaminharam uma guarnição para averiguar a situação. Durante as buscas na área de mata, os dois criminosos foram encontrados.

VEJA MAIS

image Animais silvestres: confira o que fazer se encontrar um deles na cidade no período chuvoso
Em 2022, até agora, foram 1.398 animais resgatados pelo Batalhão de Polícia Ambiental da PMPA

image Polícia encontra armas, munições e materiais de caça predatória escondidas no Parque do Utinga
Os materiais estavam dentro de um tonel, escondido em um dos ramais do Parque Estadual do Utinga (Peut), que dá acesso à estrada da Ceasa, em Belém

image Mais de 20 animais silvestres são resgatados durante fiscalização da PRF, em Capanema
Durante checagem no interior do veículo, foram localizadas 18 araras-vermelhas, 8 jabutis e 1 iguana

Segundo as autoridades, no local haviam várias armadilhas ativadas para a captura de animais silvestres. Com a dupla também foram apreendidas uma espingarda calibre 36, com quatro munições intactas, e um rifle calibre 22, com oito munições intactas e luneta. Além disso, os acusados estavam em posse de uma armadilha em laço de cabo de aço, duas lanternas, duas mochilas e duas redes utilizadas para acampamento, materiais que, de acordo com a policia, são suficientes ára comprovar uma possível caça predatória ilegal.

No local onde os dois homens estavam acampados, a guarnição constatou que haviam vários corpos de animais, alguns já sem a pele e destripados. Os suspeitos foram detidos e encaminhados para a divisão especializada em meio ambiente e proteção animal (Demapa) para realização de procedimentos cabíveis.

image Operação prende 7 pessoas por armazenar 14 toneladas de carne de animais silvestres
Prisão aconteceu em Abaetetuba (PA). A carga foi avaliada em R$ 500 mil

image Itens encontrados com os dois acusados (Reprodução: BPA)

Crime

Conforme o Artigo 1º, os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha. Além disso, por lei, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime e a pena é de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA