CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Casa Dia, da Prefeitura de Belém, é alvo da ação de ladrões pela terceira vez em 45 dias

A casa é um espaço público de acolhimento e tratamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS

Dilson Pimentel
fonte

Pela terceira vez em menos de 45 dias, o Centro em Atenção em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), da Prefeitura de Belém, foi alvo da ação de ladrões. Desta vez, os ladrões furtaram computadores, bebedouro e outros objetos de uso diário de servidores e usuários.

A ação ocorreu na madrugada de segunda-feira (25). O Casa Dia é um espaço público de acolhimento e tratamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS. E atende pacientes do vírus HIV/Aids que são diagnosticados na rede municipal de saúde (atenção básica) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Belém. Se o resultado é positivo, o usuário é encaminhado e matriculado automaticamente no Casa Dia. São mais de 14 mil pessoas que dependem do serviço para sobreviver.

Em entrevista à Redação Integrada, Cledson Sampaio, ativista da RNP+PARÁ(Rede Estadual de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS), comentou o assunto. “Infelizmente, o que se esperava aconteceu novamente. O Casa Dia, casa especializada para tratamento do HIV/AIDS), foi furtado pela pela terceira vez em menos de 45 dias”, disse Cledson.

LEIA TAMBÉM:

image Furto de material compromete funcionamento da Casa Dia, que atende pacientes com HIV/AIDS
Aparelhos de data-show, computadores, frigobar e botijões de gás foram levados da unidade

image Casa Dia: apenas cinco médicos atendem cerca de 10 mil pessoas vivendo com HIV/AIDS em Belém
Para denunciar esse e outros problemas, representantes de entidades protestaram na manhã desta quarta-feira (23)

O primeiro furto ocorreu em 21 de agosto. E a RNP+PARÁ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, núcleo Pará), Fórum Paraense de ONGS/Aids, Redes+, Coletivos, Hepatites Virais e Tuberculose, além de outros movimentos sociais, se reuniram com a gestão municipal (direção do Casa Dia, direção do Departamento de Ações em Saúde/Sesma e direção das casas especializadas/Sesma) para amplo debate e tentar solucionar problemas, como o da segurança do casa dia que, há quatro meses, estava sem equipe de segurança no local.

“A segunda reunião foi realizada na Sesma e promessas foram feitas, mas não solucionado os problemas", afirmou. O segundo furto ocorreu dia 18 de setembro. “A situação precisa mudar até porque Belém recebe quase R$ 1 milhão por ano do Ministério da Saúde para a política de Aids de Belém”, disse.

A Guarda Municipal de Belém informa que realiza rondas na área de localização do Casa Dia por meio de motos e viaturas da inspetoria da área. E acrescenta que vai intensificar as rondas no local.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que criou uma comissão entre gestores e sociedade civil organizada, para discutir e encaminhar propostas para reforçar a segurança no Centro em Atenção em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia). Desde o início deste mês, foi contratada uma empresa para reforçar a segurança no espaço, inclusive nos feriados. 

Sobre o novo furto, uma equipe da Sesma esteve ainda nesta segunda-feira, 25, no espaço para fazer o levantamento do que foi levado e posterior reposição de equipamentos.  O espaço segue em funcionamento, mas com serviços restritos. Está funcionando os setores de atendimento, fornecimento de medicamentos na farmácia, o setor de nutrição para o fornecimento do leite e um médico de ficará de plantão no espaço. As consultas médicas estão, temporariamente, suspensas.

  

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA