Cachorro uivando: o que pode ser?
Comportamento herdado dos lobos, quando excessivo, pode indicar problemas; entenda
Um lobo uivando em uma noite de lua cheia é até uma cena comum de se imaginar, inclusive, despertando imaginários sobrenaturais. Mas, quando o uivo vem de cachorros, o que isso pode significar? Os dois casos, inclusive, têm bastante conexão!
O uivo dos cachorros foi herdado dos lobos e é uma característica natural, dependendo da intensidade, utilizada pelos caninos para se comunicar com a espécie. Quando se torna excessivo, porém, pode indicar problemas, como ansiedade por separação e até dores. Com informações do PETZ.
VEJA MAIS
Veja os significados mais comuns de ver um cachorro uivando:
-
Ansiedade por separação: é comum que muitos tutores passem o dia fora, mas nem todos se preocupam em garantir o bem-estar do pet durante os períodos de ausência. Quando isso acontece, o uivo é sinal de que o cachorro está em sofrimento pela separação do seu tutor.
-
Fome ou sede: cada cachorro tem um jeito diferente de informar aos tutores que precisa de alguma coisa, sendo que alguns usam o uivo para avisar que estão sem comida e/ou água disponíveis,
-
Dor: além de apatia e de falta de apetite, uivos longos e frequentes também podem ser um sintoma de que o pet está com alguma dor aguda.
-
Para chamar atenção do tutor: se o cão uiva seja por fome, sede ou por outra coisa e damos a ele o que quer, estamos reforçando o comportamento de uivar. O ideal é que esperemos parar de uivar e mostrar outras formas de chamar sua atenção, como lamber o pote de água ou comida para oferecermos o que ele quer.
Em todo o caso, o recomendável é levar o melhor amigo a um profissional para descobrir a origem do uivo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA