Uepa promove boas práticas de consciência ambiental por meio da educação

Conheça as iniciativas da universidade para proteção do meio ambiente.

O Liberal
fonte

Pesquisas e ações práticas, como envio de resíduos sólidos a cooperativas e campanha contra o uso de copos descartáveis na instituição, estão entre as atividades realizadas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém, para promover a conscientização da sustentabilidade ambiental na universidade. 

No Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado neste sábado (3), a instituição lembra que foi pioneira em criar e implantar um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos na capital.

VEJA MAIS

image Dia Mundial do Meio Ambiente: II Sarau Curupira Belém debate justiça climática e cultura popular
O Sarau é também espaço para provocar reflexões sobre as mudanças climáticas, justiça social, entre outras temáticas presentes na Amazônia

Lixo têxtil é ameaça silenciosa ao meio ambiente
Iniciativas buscam alternativas para minimizar impactos e no Pará, projeto de moda e sustentabilidade transforma uniformes de empresas, que seriam descartados, em peças fashions

image Conheça as 10 propostas de Lula apresentadas fórum com presidentes da América do Sul
A iniciativas passam pelo meio ambiente, educação, saúde, energia, entre outras

O programa “Uepa Ambiental” desenvolve pesquisas nos campi da universidade, desde 2019 criando ações voltadas para a educação ambiental de toda a comunidade acadêmica, buscando mudanças de hábitos e a consequente redução da produção de resíduos

“Os resíduos sólidos recicláveis que ainda são gerados pela instituição são triados, separados, pesados e encaminhados mensalmente a cooperativas parceiras e desta forma auxiliando o meio ambiente e auxiliando na renda de cooperados da região metropolitana. A entrega de copos e canecas foi uma ação forte e realizadas em todos os campi (capital e interior). Já foram cerca de 22.825 kg de resíduos sólidos recicláveis encaminhados a cooperativas da região metropolitana desde o ano de 2019”, ressaltou Carla Linhares, executora do programa.

Andrea Gonçalves é recém-formada no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ela participou como bolsista de iniciação científica do programa “Uepa Ambiental” durante o ano de 2022. A pesquisa focou na gestão de resíduos dentro dos laboratórios da universidade. 

image Estudo embasa estratégias para conter derrames de óleo na costa amazônica
Pesquisador defende compatibilidade da proteção ambiental com atividades petrolíferas

image Ibama reavalia pedido da Petrobras para exploração na foz do Amazonas
A reapresentação do pedido da estatal acontece após o Ibama ter negado a licença por verificar potenciais riscos ambientais.

image Marina Silva diz que Lula vai vetar MP que afrouxa proteção da Mata Atlântica
A ministra postou um vídeo nas redes sociais, onde destaca a importância da região e sua diversidade

“Acho que se trata de uma temática não só extremamente importante como também necessária. Para adoção de práticas mais sustentáveis basta apenas o primeiro passo. A criação de hortas e oficinas de compostagem são exemplos disso, sempre gerava muito interesse por parte de todos, o que incentiva a perceber novas formas de cuidado com o meio ambiente”, reforçou Andrea.

Valorizar o trabalho das cooperativas de reciclagem é um dos resultados do trabalho de conscientização ambiental da universidade, como destacou o pró-reitor de gestão e planejamento, professor Carlos Capela. 

“O trabalho desenvolvido internamente na universidade reflete nas diversas cooperativas e associações de recicladores, que agem como personagens fundamentais, para que a universidade seja uma instituição cada vez mais sustentável. Assim como, no consumo responsável, na redução da poluição de ambientes, em repensar hábitos e na possibilidade da geração de empregos e renda”, enfatizou Carlos Capela.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ