Pará retoma temporada de cruzeiros e supera números de passageiros da pré-pandemia

Em 2024 pelo menos 15 mil turistas deverão chegar a Belém, Alter do Chão e Santarém

O Liberal
fonte

Após o período de pandemia, o Pará volta a ter as rotas mais procuradas pelos transatlânticos, recebendo cruzeiros internacionais com maior frequência. A temporada 2023/2024 superou o ano pré-pandemia na totalidade de passageiros nos navios.

A previsão é que, em 2024, 15 mil cruzeiristas circulem em Belém, Alter do Chão e Santarém, no oeste do estado. Em 2023, foram 13 mil passageiros. Em 2019, ano anterior à pandemia, 14 mil passageiros. Os dados são do instituto de consultoria Oxford Economics.

Em 31 de janeiro deste ano, o cruzeiro marítimo "Splendors of the Sea" atracou no trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. O navio com bandeira das Ilhas Marshall trouxe a bordo 700 turistas e 540 tripulantes. O transatlântico ficou ancorado em Belém até 19 horas, e seguiu viagem para Devel's Island, na Guiana Francesa.

LEIA MAIS:

image Belém prevê acréscimo de 143% na economia local com temporada de cruzeiros
A inclusão da capital na rota Brazil’s Vibrant Coast também deve promover aumento no número de empregos e visitas futuras

image Belém e Santarém entram na rota de cruzeiros de associação de turismo dos Estados Unidos
Rota Brazil’s Vibrant Coast (Costa Vibrante Brasileira) contra com as duas cidades paraenses na atual temporada de cruzeiros. Informação foi divulgada pela coluna Repórter 70, de O Liberal

image Temporada de cruzeiros movimenta Santarém após dois anos de pandemia
Estão previstos 23 navios que devem trazer ao município cerca de 28 mil turistas, estima a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). A pasta afirma ainda que essa temporada deve injetar R$ 46 milhões na economia local.

A temporada começou em outubro de 2023

Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Lucas Vieira, esses números reforçam os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura turística. "E também temos a chancela da ONU de sermos sede da COP-30", disse.

"Os olhos do mundo voltam para Belém. É o nosso grande momento de crescer mais, de atrair mais turistas, de investir mais para que todos conheçam nossa cultura, nossa culinária, nossos atrativos e principalmente momento de deixar um legado para a população", afirmou o secretário.

A temporada começou em outubro de 2023, com o cruzeiro Seabourn Pursuit  ancorando em Alter do Chão, no dia 21. Em 2024, estão previstos cruzeiros até março. Em fevereiro, os cruzeiros Ambition, Vinking Sea e Zaidan devem aportar em Santarém.

Em março, no dia 11, o navio Amedea deverá aportar no trapiche de Icoaraci. Já no dia 24, o navio MSC Poesia aporta na Estação das Docas, um dos principais equipamentos turísticos de Belém. Já em Santarém aportam sete navios, entre eles Zaadan,Viking Sea, Seabourn Quest, Vinking Sea, Amadea e Marina. E, para Alter do Chão, estão previstos seis navios durante o mês.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ