Pará começa a adotar a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN)

Novo documento tem como número de identificação o CPF, e lançamento ocorreu no Palácio do Governo, nesta sexta (5), quando o Governo do Estado entregou 60 viaturas à Polícia Civil

Eduardo Rocha
fonte

O Governo do Pará  lançou, na manhã desta sexta-feira (5), a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), que tem por base o CPF e contribui no combate à criminalidade. A cerimônia, no Palácio do Governo, foi presidida pelo governador Helder Barbalho, que também comandou a entrega de 60 viaturas à Polícia Civil, em um investimento de mais de R$ 15 milhões. 

A partir do dia 11 próximo, começará o prazo para a mudança da carteira antiga da identificação pela CIN (em versão física e digital), a ser concluída em 2032. Portanto, as atuais carteiras de identificação permanecem válidas até a essa substituição. O serviço de mudança será gradativa para a nova carteira e contará com vários de órgãos estaduais para atendimento ao público.

"Isto é um passo decisivo para facilitar a vida de cada cidadão e cidadã. Com essa carteira digital, o cidadão não precisará mais ter ao mesmo tempo, Carteira de Habilitação, o seu CPF, o seu RG, tudo estará num mesmo documento, que poderá ser, inclusive, digital, utilizado em um smartphone, o que é um facilitador também para a sociedade", afirmou Helder Barbalho.   

Para Helder, o Sistema de Segurança é fundamental para ter um único documento de identificação no Brasil. "Isto facilita para os dados da segurança pública, para que não tenhamos duplicidade de documentos que acabam sendo uma ferramenta utilizada  pelos agentes do crime para dificultar a identificação de crimes em todo o Brasil", completou  o governador. Na cerimônia, o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan Tuma, o diretor de Identificação da PC, Jorge Almeida, e outras autoridades receberam a sua CIN. 

VEJA MAIS 

image Nova carteira de identidade começa a ser emitida no Pará na próxima semana; confira as novidades
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes

Orientação

"As pessoas não precisam ter pressa para correrem aos pontos de acesso à nova carteira", destaca o governador. O modelo de carteira atual, física (dentro da validade), poderá ser utilizado até 2032, "portanto, nós ainda temos oito anos de transição com a validação da atual carteira existente", explicou o governador.

O Governo do Estado vai ofertar por meio das Usinas da Paz, das Estações Cidadania, de todos os postos de identificação existentes no Estado e nos municípios, em parceria com as prefeituras, para que ao longo do prazo cada cidadão possa recorrer ao serviço e fazer a transição do uso. O número da pessoa na CIN será o do CPF. O Pará começou o novo procedimento antes do prazo de a partir do dia 11 deste mês, previsto no decreto 11.797, de 27 de novembro de 2023.

Sobre as 60 viaturas repassadas à PC, o governador Helder Barbalho ressaltou que a ação faz parte do reforço do combate à criminalidade em sintonia com o foco em ações de prevenção às causas do crime, por meio dos Territórios da Paz e Usina da Paz, para transformar ambientes de vulnerabilidade em melhores espaços sociais para a população. As viaturas entregues nesta sexta-feira (5) integram o patrimônio estadual e serão empregadas especialmente para o combate ao feminicídio e reforçando as políticas de proteção às mulheres no Pará. O delegado geral, Walter Rezende, destacou que a CIN e a entrega das viaturas à PC reforçam a ação do Governo do Estado na área da Segurança Pública e cidadania como um todo.

image Governo Federal amplia prazo e estabelece diretrizes para nova Carteira de Identidade Nacional
Estados e Distrito Federal agora têm prazo estendido até 11 de janeiro de 2024 para disponibilizar a emissão

image Nova carteira de identidade: governo cria grupo para debater as alterações em 'nome social' e 'sexo'
Segundo o MPF, o novo modelo de RG, com nome social e sexo biológico, gera "exposição vexatória" e "constrangimento" para pessoas trans

Em processo

A CIN vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes. O modelo será emitido em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. 

Como explicou Deivison Miranda, diretor da Divisão de Identificação Civil, pessoa fará o agendamento no site da PC, será definida data, local e horário para o atendimento, será feita a validação dos dados, providenciada a coleta de fotografia, da assinatura digital e impressões digitais. Será dado prazo para o cidadão retornar ao posto de atendimento, para retirada da carteira.

image Governo prorroga prazo para aplicação da nova carteira de identidade
Órgãos têm mais um ano para se adequar aos novos padrões do documento

Garantia

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado, participou da cerimônia. Ele disse que a apresentação da nova carteira de identidade tem o intuito de fazer com que o Pará “seja um dos poucos estados que estão emitindo” o documento a partir da data informada pelo Governo Federal. 

“Essa carteira, além de utilizar o número do CPF, tem muito mais garantia. Ela tem biometria, praticamente elimina a possibilidade de falsificação e duplicidade de documentos. Isso reduz o número de crimes e, também, dá mais garantia ao cidadão para que ele possa ter uma carteira mais fidedigna e que a fraude utilizando seu nome indevidamente possa praticamente ser eliminada com o uso do RG nacional”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ