"Operação Curupira": Pará apresenta resultados e projeções ao longo de seis meses

A operação é resultado do trabalho do Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O Liberal
fonte

Ao longo de seis meses a  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vem atuando na "Operação Curupira" e, nesta sexta-feira (11), apresentou em coletiva de imprensa com as ações, resultados e novas projeções do trabalho que tem como principal objetivo coibir ilegalidades ambientais na região amazônica. 

Durante a coletiva, foi divulgado que os esforços empregados pela Segup e Semas já resultaram na apreensão de 414.669 metros cúbicos de madeira; 82 armas de fogo e 428 munições. Foram fiscalizados 40 garimpos, dos quais cinco acabaram embargados, além de 144.681 hectares de terra também  embargados. Foi realizada a apreensão de 547 conjuntos de maquinários; 147 conjuntos de tratores/carregadeiras/escavadeiras e seis caminhões. Os agentes ainda inutilizaram 193 maquinários e apreenderam um total de 74.213 litros de combustível.

Foram efetuadas 41 prisões em flagrante, 16 fianças arbitradas, 18 inquéritos policiais instaurados e emitidas 42 intimações, além de lavrados 48 termos de embargo, 39 termos de apreensão, 77 termos de depósito, 166 autos de infração e 10 de validação ambiental.

VEJA MAIS

image Operação Curupira: duas novas aeronaves são incorporadas ao combate do crime ambiental
O uso dos novos helicópteros auxilia na logística para o alcance e maior efetividade nas ações realizadas, garantindo a melhor visualização de áreas que são alvos de fiscalização contra o desmatamento no Pará

image Operação 'Curupira' desarticula garimpo ilegal e áreas de desmatamento em Novo Progresso (PA)
Ação se deu no segundo dia após instalação da base no município, no sudoeste do Pará

image São Félix do Xingu: Pará lança ‘Operação Curupira’, de combate a crimes ambientais
As ações tiveram início na manhã desta quarta-feira (15)

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’ de Almeida, alguns resultados são muito importantes e apontam que a estratégia de criação de três bases foi bem sucedida. 

“Nos municípios em torno das bases de atuação, houve uma redução ou a participação dos municípios na redução do desmatamento em geral, pois na área dessas cidades, a redução chegou a 40%. O segundo aspecto que podemos pontuar é que o desmatamento no estado do Pará foi um pouco menor do que na área da União, visto que a União é responsável por 70% do nosso território. Então, o nosso desmatamento foi menor em 8% nas áreas estaduais e, nas áreas federais foi de menos 5% em relação ao ano passado, totalizando, em média geral, a redução de 6% do desmatamento no estado. Isso demonstra que nossa Operação foi bem sucedida”, afirmou. 

O secretário acrescentou ainda, “Outro ponto que a gente tem que avaliar como positivo é a redução de 53% no desmatamento no mês de julho, comparado com o mesmo período do ano passado”, afirmou o titular da Semas.

A operação é resultado do trabalho do Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ