MP recomenda que municípios do nordeste paraense proíbam fogos com estampido

Crianças, autistas, idosos, pessoas acamadas, além de animais, são os principais beneficiados com o combate à poluição sonora. Recomendação foi feita a Castanhal e São João da Ponta

O Liberal
fonte

O Ministério Público do Estado do Pará -MPPA, por intermédio da Promotora de Justiça Maria José Vieira Cunha, expediu nesta terça-feira, 19, recomendação aos municípios de Castanhal e São João da Ponta, localizados na região nordeste do estado, para que seja cumprida a Lei Estadual Nº 9.593/22 que veda a soltura de fogos de artifício com estampido.

De acordo com a Promotoria de Justiça, os municípios devem proceder à edição de ato normativo com intuito de proibir fogos de artifício com estampido além de adotar medidas administrativas como suspender a concessão e renovação para venda do produto e fiscalizar para impedir a queima de fogos ruidosos, com aplicação de sanção pelo descumprimento, a exemplo de multa e apreensão.

VEJA MAIS

image Fogos de artifícios com estampido se tornam proibidos no Pará
A lei sancionada beneficia diversos grupos de pessoas, além de animais domésticos

image Autismo em foco: lei que proíbe soltura de fogos de artifício garante bem-estar de pessoas com TEA
Durante o mês de junho, os fogos de artifícios se tornam frequentes durante as festas juninas; nessa época, a lei ganha maior visibilidade e debate

O que diz a Lei

A Lei Estadual Nº 9.593/22 visa combater a poluição sonora e proteger indivíduos com sensibilidade sonora como crianças, pessoas com deficiência, gestantes, idosos, pessoas acamadas, além dos animais.

Castanhal

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castanhal os fogos com estampido já não são mais utilizados nos eventos da prefeitura, desde março de 2022 quando foi sancionada a Lei Municipal Nº 019/2022 que proíbe os fogos de artifícios com estampido. Disse, ainda, que irá fiscalizar com rigor as festas de final de ano.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ