Filhote de peixe-boi é resgatado após ser encontrado por morador em Porto de Moz no Pará

O animal foi encontrado por um morador da região, que encontrou, prestou os primeiros cuidados ao filhote

Gabriel Pires
fonte

Um filhote de peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis), espécie ameaçada de extinção, foi resgatado no último dia 4 de março em Porto de Moz, região do Baixo Amazonas, no Pará. O animal foi encontrado por um morador da região, identificado como Abel Viana, que encontrou, prestou os primeiros cuidados ao filhote e acionou a equipe do ICMBio da Reserva Extrativista (RESEX) Verde Para Sempre. Na manhã desta terça-feira (12), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp)  transporte do filhote para Belém.

O animal foi transportado para a capital paraense onde será reabilitado pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (UFPA). A UFPA terá a parceria do Instituto Bicho D’água e da Superintendência do Ibama. O transporte no modal aéreo é o mais recomendado nesse tipo de demanda, por oferecer maior segurança aos animais, em menor tempo. A viagem aérea durou 1h30, por via terrestre convencional o traslado poderia durar mais de 20 horas e de embarcação um dia e meio.

Quando foi encontrado, p peixe-boi estava bastante debilitado, sobretudo pela exposição prolongada ao sol e uma das nadadeiras dele estava amputada, provavelmente por ação humana. Para prestar os primeiros socorros ao peixe- boi, foram acionadas equipes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMA/ICMBio) e o Instituto Bicho D'água (IBD). E ainda, profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Castanhal (HV/UFPA), que forneceram instruções à distância para que a comunidade e ICMBio local prestassem os atendimentos iniciais à espécime.

Atendimento

Após o primeiro atendimento do filhote, a Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio (DIBio/ICMBio) viabilizou ações para o resgate. Uma médica veterinária foi até o local para realizar os procedimentos clínicos de estabilização e garantia de bem-estar do animal. O filhote será reabilitado e mantido no HV/UFPA com apoio do IBD e da Superintendência do IBAMA no Estado do Pará (SUPES-PA).

Segundo o órgão federal, serão garantidos recursos e meios necessários para reabilitação, manutenção e destinação do espécime por meio do Plano Nacional de Biodiversidade (Planabio), conduzido pela Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo/IBAMA). Para chegar até o HV/UFPA, em Castanhal, o peixe-boi foi transportado de avião pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp) e acompanhado em todo o trajeto por equipe de veterinários e biólogos do CMA/ICMBio e IBD.

A ação de resgate ao animal, que foi coordenada pela da Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Norte e Centro Oeste (Remanor), contou com a participação da comunidade local, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Bicho D'água (IBD). Entre os demais órgãos envolvidos estão: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o governo estadual, por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ