Fenômeno luminoso visto em Portel, no Marajó, surpreende população local

As luzes vermelhas, que supostamente apareceram sobre a baía do município, ganharam grande repercussão nas redes sociais

Maiza Santos

A imagem de uma luz vermelha misteriosa, que teria sido registrada no céu do município de Portel, no Arquipélago do Marajó, na noite da última quinta-feira (12), gerou grande repercussão nas redes sociais. O ‘fenômeno’ dividiu opiniões após o vídeo mostrando o clarão avermelhado passar a ser compartilhado.

VEJA MAIS

image OVNIs? Internautas registram luzes piscando no céu e ficam intrigados; vídeos
O caso foi relatado em ao menos três bairros de São Paulo. Veja as regiões

image Vejas as possíveis explicações para as luzes misteriosas vistas no céu do Brasil
Assunto ganhou força após a divulgação de diálogos entre operadores de voo e pilotos que se mostraram surpresos com o que estavam testemunhando

Conforme o que é descrito no vídeo, um morador da cidade teria registrado as imagens em uma área próxima a baía de Portel. Algumas pessoas também aparecem no vídeo observando a luz vermelha que surge por entre as nuvens e se destaca no meio da noite. Ainda não há informações concretas se o vídeo seria verdadeiro ou algum tipo de montagem, no entanto, várias pessoas estariam demonstrando surpresa e desconfiança, chegando a apontar que se trata de alguma espécie de um Ovni (Objeto voador não identificado).

Hipóteses

De acordo com o professor e Coordenador Geral do Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA), Luís Carlos Crispino, há várias possibilidades, mas certamente não se trata de um disco voador. O professor explica que, normalmente, o céu pode ficar com um tom avermelhado logo após o pôr do Sol, ou logo antes do nascer do Sol.

“Esta imagem não parece associada a um meteoro/meteorito. Para mim, o mais provável é que a parte avermelhada esteja bem próxima do ponto do horizonte onde o Sol tenha se posto (Oeste local), cerca de uma hora antes da filmagem ter sido feita. A configuração e a variação da espessura da camada de nuvens na região ao redor teriam completado o efeito. Também não se pode descartar completamente a aplicação de filtros, manuais ou pré-configurados na câmera, em diferentes partes da filmagem”, explica Luís Crispino.

O especialista também descarta a possibilidade das luzes serem provenientes de algum tipo de meteoro ou meteorito. “Os rastros popularmente denominados estrelas cadentes, consistem no que a ciência conhece como meteoros, constituídos basicamente de rocha e/ou metal. Ao adentrar a atmosfera terrestre, o atrito com as partículas em suspensão (na atmosfera) faz com que estes objetos fiquem incandescentes, eles literalmente pegam fogo. E daí provém a luz que eles emitem. A maior parte destes objetos se desintegra, mas alguns atingem a superfície da Terra, quando são denominados de meteoritos. Eu não associaria a imagem avermelhada no vídeo a um meteoro ou meteorito”, declara Luís Crispino.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ