Capitania dos Portos diz que Círio Fluvial 2019 terá regras mais rígidas

Dentre as ocorrências mais comuns no Círio Fluvial estavam: as de excessos de passageiros e velocidade

Redação Integrada ORM
fonte

O acidente marítimo ocorrido no Círio Fluvial foi uma trágica surpresa, que ainda está sendo investigada, tanto administrativa quanto criminalmente. Por isso, a Capitania dos Portos Amazônia Oriental (CPAOR) garante que a romaria do ano que vem terá regras mais rígidas e ainda mais fiscalização. Tudo para evitar que acidentes semelhantes ocorram novamente. Neste ano, 15 embarcações, do total de 349 (menos que em 2017), foram autuadas por irregularidades diversas.

Para o capitão dos portos Santiago, o acidente ocorrido no Círio Fluvial foi totalmente atípico. Ele explica que abalroamentos ou pequenas colisões são esperadas, devido à quantidade de embarcações num mesmo espaço, ainda que todas sejam separadas por tipo e tamanho. Só que no evento envolvendo as embarcações Ana Beatriz IV e Leão do Marajó, o diferente está no fato de uma das embarcações, a Ana Beatriz IV, ter um botijão de gás em local impróprio.

Santiago afirma que o botijão da embarcação não deveria estar na popa do barco. Há espaços específicos e regras para navegar com esse dispositivo, mas tudo foi descumprido. Disse que há responsabilidade dos comandantes das duas embarcações. Da Leão do Marajó, que atingiu a Ana Beatriz IV por trás. E da Ana Beatriz IV pelo botijão de gás irregular, que explodiu por conta da colisão.

"Um inquérito foi aberto pela CPAOR, que tem caráter administrativo e prazo de 90 dias para conclusão. Mas os comandantes responsáveis das embarcações ou proprietários podem ter licenças suspensas e até multa. Há ainda um inquérito criminal, pela Polícia Civil, que vai investigar outras coisas. Mas por sorte conseguimos resgatar as quatro pessoas feridas, elas foram atendidas em hospitais públicos e particulares e já receberam alta. Nenhuma corre risco algum", declara o capitão dos portos, observando que com exceção desse fato, o Círio Fluvial foi tranquilo.

Dentre as ocorrências mais comuns entre as 15 embarcações, autuadas no Círio Fluvial, estavam o excesso de passageiro, excesso de velocidade e manobras irregulares. 

A CPAOR informa ainda que quaisquer situações que possam por em risco a segurança da navegação, podem ser informadas pelo Disque Emergências Marítimas e Fluviais. Os telefones são 185, 3218-3950 e 99114-9187 (para WhatsApp).


Leia mais em:

Capitania promove ações de prevenção ao escalpelamento

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ