CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barcarena: Placas de 'Rota de Fuga' geram curiosidade; saiba a importância da nova sinalização

A instalação das placas faz parte do Plano de Ação de Emergências para Barragens de Mineração e visa o salvamento de vidas em caso de desastres ambientais

Igor Wilson

A instalação das placas ‘Rota de Fuga’ e ‘Ponto de Encontro’ está despertando a curiosidade e gerando muitas brincadeiras entre alguns moradores de Barcarena. Apesar dos comentários bem humorados sobre as sinalizações, a função das placas é extremamente importante em área de atividade mineradora, que são obrigadas por lei a implementar várias medidas preventivas, como estabelece a resolução da Agência Nacional de Mineração. 

VEJA MAIS

image Barcarena: conheça a ilha de Trambioca, no Pará, com 11 praias paradisíacas e muita tranquilidade
Localizada no município de Barcarena e banhada pelo rio Pará, a ilha de Trambioca oferece tranquilidade e recantos naturais para os moradores e visitantes

image Barcarena: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer
A dica de lazer para o final de semana paraense é Barcarena; saiba os detalhes de como ir

image Ilha das Onças Barcarena-Pará: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer
A dica de lazer para o final de semana é a Ilha das Onças; que fica a pouco mais de uma hora e meia de Belém

A instalação das placas faz parte do Plano de Ação de Emergências para Barragens de Mineração e visa o salvamento de vidas em caso de desastres naturais ou provocados por ação humana. Barcarena possui depósitos de resíduos sólidos da refinaria da Hydro/Alunorte e bacias de caulim da Imerys Rio Capim Caulim há mais de dez anos e essa é a primeira vez que as sinalizações foram instaladas. 

Assunto sério

“Quando vimos a placa as brincadeiras começaram imediatamente. Rota de fuga e ponto de encontro, começaram logo as piadas, alguns ficaram curiosos sobre onde a placa levava. Mas depois os agentes da Defesa Civil nos explicaram direitinho a função das placas, que é super importante”, diz Jefferson da Silva, morador da Vila dos Cabanos, local onde as primeiras placas foram instaladas. 

Qual é a diferença das placas?

 “Vocês observam que há dois tipos de placas. Uma com a pessoa caminhando e uma seta, que é a rota de fuga; e a outra com 4 setas apontando para um aglomerado de pessoas ao centro, que é o ponto de encontro”, explicou Ronaldo Teixeira, coordenador de Proteção e Defesa Civil de Barcarena.

Teixeira também falou sobre a relevância das sinalizações em uma sessão na Câmara Municipal de Vereadores para apresentar o trabalho. O coordenador disse que ao menos sete secretarias da prefeitura de Barcarena se articulam com o trabalho da Defesa Civil, entre elas a Secretaria Municipal de Segurança Pública.   

“A Defesa Civil vem lutando incansavelmente para uma gestão gradual, progressiva, para que a gente possa trazer as melhores respostas, as melhores preparações, dentro daquilo que nós entendemos que é importante para o nosso município. Essas placas contém toda informação para o cidadão em caso de desastre. Acidente não escolhe local nem hora. E nós somos vulneráveis”, finalizou. 

A Defesa Civil já instalou 24 placas em comunidades próximas dos empreendimentos e ainda faltam colocar mais 191. Todas devem ter autorização da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur) e Secretaria de Estado de Transporte (Setran) para uso do passeio público.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ