CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Açaí com granola ou farinha de tapioca? Veja 3 formas como o fruto é consumido no país

O fruto consegue ser ao mesmo tempo uma unanimidade e um motivo de discórdia, com direito a frequentes polêmicas nas redes sociais

O Liberal
fonte

A iguaria da culinária paraense mais consumida no Estado e também fora dele é uma unanimidade quando se trata de valores nutricionais e do sabor incomparável. Mas a forma - ou para o bom paraense, o ritual - com que cada um utiliza e consome o nectar desse fruto rende um dia inteiro de debates acalorados ao melhor estilo 'raiz x nutella'.

No ano passado o chef Leonardo Paixão, do reality Mestre do Sabor”, chegou a dizer que “o açaí tem gosto de terra”, o que quase fez a terra tremer em território parauara e causou uma polêmica na web. Logo em seguida ele se desculpou com os paraenses por ter se expressado da forma errada ao se referir ao fruto, explicando que a intenção era a de destacar o 'sabor terroso' que ele tem, comparando-o a algumas variedades de vinhos secos. E disse que “ama” o açaí. Ah bom, assim a gente até entende.

VEJA MAIS

image Chef Leo Paixão se desculpa por declaração sobre o açaí, em 'Mestre do Sabor'
'Eu falei que o açaí tinha gosto de terra. Não é isso que eu quis dizer'.

image Youtuber gera polêmica após debochar do açaí paraense com camarão: ‘Quem come isso?’
O digital influencer disse ter ficado curioso para experimentar o sorvete da fruta com acompanhamento salgado

Também no ano passado, o youtuber Lucas Rangel se envolveu em uma discussão no Twitter por não saber que na região Norte o açaí era consumido com acompanhamentos salgados. O digital influencer precisou da ajuda dos nossos conterrâneos para descobrir outras maneiras de consumir a fruta e prometeu que ia fazer o teste. Boml, o resultado a gente não ficou sabendo...

Em razão de tantas polêmicas envolvendo a forma de consumir o açaí nosso de cada dia, a Redação Integrada O Liberal foi atrás de saber como os brasileiros Pará afora consomem esse 'líquido precioso'. Mas, claro, a intenção não é estabelecer uma regra inviolável, porque, se comer é algo que se deve fazer com prazer, cada um decide o melhor jeito de se deliciar com o que lhe faz bem. E, convenhamos, o nosso açaí merece estar em todo lugar, de todo jeito e a toda hora. 

@oliberal.com

Polêmicas do açaí… como vc gosta? ##polemicaacai ##comeoutoma @##foryou ##foryoupage ##tiktoknoticias ##jornalismo ##oliberal

♬ som original - oliberal.com

 

Região Norte

O 'queridinho' dos paraenses é consumido tanto in natura, leia-se puro, quanto com adição de açúcar. Ele pode ser misturado com farinha de mandioca ou de tapioca. Os acompanhamentos são os mais variados possíveis: com carne, peixe assado, camarão e até charque.  

Na gastronomia, há quem se arrisque em produzir suco e bolo, mas a polpa do fruto costuma ser amplamente utilizada na preparação de doces, licores e sorvetes. 

 

image 'Açaí no Pará a gente come puro, sem guaraná', defende Gaby Amarantos; assista
Artista foi a convidada do programa "Brasil com Zeca" e lembrou vida ribeirinha

image Açaí na região Norte (Divulgação)

Cerrado

Na região Centro-Oeste do país, o açaí é consumido na forma de um creme, acompanhado com granola, que é um composto de cinco cereais torrados (aveia, arroz, trigo, milho e centeio), misturados com mel ou açúcar mascavo e frutas (uvas passas, flocos de maçã e castanhas) e iogurte natural. As pessoas também costumam ‘tomar’ o fruto como energetico antes ou depois de praticar esportes físicos. 

image Açaí consumido na região centro-oeste. (Divulgação)

Sul

Já no Sul do Brasil, a polpa do açaí é consumida com leite condensado, frutas e, em algumas ocasiões,  leite em pó. Também pode ser adicionado ao fruto chocolate ou outros doces.

image Açaí consumido no Sul do país.  (Divulgação)

E você? Como costuma consumir o açaí? 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ