CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Referendo na Venezuela tem amplo apoio para a criação de província em território disputado na Guiana

Nicolás Maduro classificou o dia como 'maravilhoso' após a vitória do 'Sim'

O Liberal
fonte

Mais de 95% dos eleitores venezuelanos participantes de um referendo, no domingo (3), sobre Essequibo território reivindicado pela Venezuela da Guiana, expressaram apoio à proposta de estabelecer uma nova província na rica região petrolífera.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, comemorou a decisão como o "primeiro passo de uma nova etapa histórica" em um discurso perante uma multidão na Praça Bolívar, no centro de Caracas. Ele destacou a clareza da voz do povo, descrevendo o dia como "maravilhoso" e a vitória do "Sim" como esmagadora.

VEJA MAIS

image Venezuelanos vão às urnas neste domingo (03) em plebiscito convocado por Maduro
Vitória do ‘sim’ parece inevitável, pois o tema Essequibo une situação e oposição na Venezuela, mas ainda não sinais de que Maduro pretenda invadir a Guiana, que tem forças armadas muito inferior

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, anunciou que 95,93% dos eleitores manifestaram apoio à criação da província denominada "Guiana Essequiba", conferindo a nacionalidade venezuelana aos seus habitantes.

Por outro lado, o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, expressou suspeitas em relação ao referendo, salientando que muitos guianenses também o perceberam com desconfiança. Ele assegurou que a Guiana confia na diplomacia como sua "primeira linha de defesa" e está empenhada em preservar suas fronteiras.

Ali, ao abordar a política interna da Venezuela, advertiu que este é um momento para o país demonstrar maturidade e responsabilidade. Ele enfatizou a oportunidade de diálogo e apelou para que a Venezuela considere as implicações desta decisão no cenário internacional.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO