CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e sugere reparação

O presidente português disse no ano passado que Portugal deveria se desculpar pela escravidão transatlântica e pelo colonialismo

Luciana Carvalho
fonte

Na última terça-feira (23), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o país foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era colonial, e sugeriu a necessidade de reparações.

Cerca de 12,5 milhões de africanos foram sequestrados, transportados à força por longas distâncias, principalmente por navios e comerciantes europeus, e vendidos como escravos por mais de quatro séculos. Aqueles que sobreviviam à viagem acabavam trabalhando em plantações nas Américas, principalmente no Brasil e no Caribe, enquanto outros lucravam com seu trabalho.

Portugal traficou quase 6 milhões de africanos, liderando entre as nações europeias nesse aspecto. No entanto, o país ainda não confrontar adequadamente seu passado nesse sentido, com pouco ensino sobre seu papel na escravidão transatlântica nas escolas. Em vez disso, a era colonial portuguesa é muitas vezes glorificada, apesar de ter submetido várias nações ao domínio português, incluindo Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste e partes da Índia.

VEJA MAIS

image Crise de moradia em Portugal faz imigrantes brasileiros morarem nas ruas do país
Total de estrangeiros já soma 10% da população vivendo pelas calçadas

image Portugal sanciona nova Lei da Nacionalidade; entenda o que muda e como os brasileiros se beneficiam
Agora, o tempo de espera pela documentação de residência será contado nos cinco anos mínimos para aquisição da cidadania portuguesa

image A dor e a delícia de morar em Portugal: paraenses dizem sentir saudades, mas não querem retornar
Nos últimos cinco anos houve uma onda verde e amarela em terras lusitanas, entre os quais muitos nortistas. Em 2018 eram 111 mil, hoje são 360 mil brasileiros, um impressionante aumento de 224%.

Durante um evento com correspondentes estrangeiros na noite de terça-feira, o presidente português disse que o país “assume total responsabilidade” pelos erros do passado e que esses crimes, incluindo massacres coloniais, tiveram “custos”.

“Temos que pagar os custos”, afirmou ele. “Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso.”

Rebelo de Sousa disse no ano passado que Portugal deveria se desculpar pela escravidão transatlântica e pelo colonialismo, mas não chegou a pedir desculpas completas. Ele declarou na terça-feira que reconhecer o passado e assumir a responsabilidade por ele era mais importante do que pedir desculpas.

“Pedir desculpas é a parte mais fácil”, disse o presidente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO