Explosões matam mais de 70 pessoas em procissão no Irã para túmulo de general morto pelos EUA

Pelos menos outras 170 pessoas ficaram feridas na dupla explosão perto de túmulo do general Qassem Soleimani

O Liberal
fonte

Pelo menos 73 pessoas morreram e outras 170 ficaram feridas em uma dupla explosão no Irã, perto de túmulo do general Qassem Soleimani, morto por um ataque com drone dos Estados Unidos em 2020. As vítimas participavam de uma procissão em homenagem ao militar, nos quatro anos de sua morte, completados nesta quarta-feira (3). Soleimani era uma das pessoas mais influentes no Irã, encarregado das operações estrangeiras dos Guardiães da Revolução - o Exército ideológico do país, e morreu durante um ataque à casa onde vivia, em Bagdá, no Iraque, em uma operação ordenada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

VEJA MAIS

image Irã executa quatro pessoas condenadas à morte por espionagem a favor de Israel
Três homens e uma mulher foram executados por enforcamento. Mídia oficial do país alega que eles faziam parte de "um grupo de sabotagem vinculado ao regime sionista"

image Primeiro-ministro da Alemanha dá aviso sobre entrada de terceiros em conflito: 'não é boa ideia'
Olaf Scholz destaca forte relação com o país: 'Minha visita a Israel é uma visita a amigos'

O túmulo de Qassem Soleimani fica localizado em uma mesquita na cidade de Kerman (sul). "É um atentado terrorista", disse a televisão pública iraniana após as explosões desta quarta-feira (3), citando Rahman Jalali, vice-governador da província de Kerman, no sul do Irã. 

Segundo a imprensa local, os ataques ocorreram em uma rua a caminho do cemitério onde o corpo de Soleimani está enterrado, na cidade de Kerman, na região central do país. Até o momento, nenhum grupo reivindicou o ataque.

image Irã diz que tempo está se esgotando para ‘soluções políticas’ que impeçam escalada da guerra
“Provável propagação da guerra a outras frentes aproxima-se de uma fase inevitável”, disse ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, sobre conflito entre Israel e Hamas

image Cristiano Ronaldo pode ser punido com chibatadas por prática de adultério no Irã; entenda
O jogador português esteve no país islâmico, que tem leis severas e considera crime o beijo que o atleta deu em uma artista que o presenteou com um quadro

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO