Argentina passa Venezuela e Líbano e se torna o país com maior inflação do mundo

Aumento anual dos preços na Argentina em 2023 foi de 211,4%

O Liberal
fonte

Com um aumento anual de preços de 211,4%, a Argentina se tornou, nesta semana, o país com a maior inflação do mundo em 2023, superando Líbano, que até então ocupava essa posição, e a Venezuela, que ficava em primeiro lugar na América Latina.

O resultado da economia argentina já era conhecido desde 11 de janeiro, mas a inflação do Líbano foi divulgada na última segunda-feira (22) e ficou 192,3%, abaixo das projeções. No caso da Venezuela, o aumento anual de preços foi de 189,8% em 2023, segundo o banco central do país.

VEJA MAIS

image Argentina tem primeira greve geral desde o início do governo Milei
Paralisação geral foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país, e traz como lema 'o país não está à venda'

image Companhias aéreas brasileiras cancelam voos para Argentina por conta de greve no país
No site da Gol e da Latam, viagens de ida e volta entre Brasil e Argentina previstas para 24/01 aparecem canceladas ou com status de atraso. Orientação das companhias é fazer remarcação dos voos ou solicitar reembolso integral das passagens.

Somente em dezembro, a inflação do mês na Argentina foi de 25,5%, a mais alta em três décadas no país. Em sua campanha, o atual presidente Javier Milei, que assumiu em dezembro, prometeu debelar a inflação crônica do país, mas ressaltou durante a posse que a situação iria piorar nos primeiros meses do seu governo.

Milei vem implementando iniciativas como a desvalorização do peso e a redução de subsídios à energia e ao transporte, com reflexos nos preços de toda a economia. Segundo o presidente, após um choque inicial, os preços devem baixar. As medidas também envolvem a reforma de diversas leis argentinas, principalmente para liberalizar a economia, incluindo a privatização de estatais e desregulamentação de sistema de saúde e relações trabalhistas, e buscar equilíbrio fiscal. Organizações sindicais convocaram protestos contra as medidas do governo, que precisam do aval do Congresso. 

image R70: 'Boa explicação sobre o que faz os países mais ou menos prósperos', diz Elon Musk sobre Milei
Dono do X (ex-Twitter) elogiou o discurso do presidente da Argentina, Javier Milei, sobre o o capitalismo de livre comércio como sistema econômico ser a "única ferramenta" que o mundo tem “para acabar com a fome, a pobreza e a miséria”

image 'Ocidente corre perigo por causa do socialismo', diz Javier Milei no Fórum Econômico Mundial
Declaração foi dada pelo novo presidente da Argentina em sua primeira viagem oficial internacional no cargo

Para a maioria dos argentinos, as condições de vida pioraram nos últimos anos. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO