CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programa BioCoop é um dos destaques no Diálogos Amazônicos

BioCoop é uma iniciativa do Sistema OCB/PA

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante
fonte

A realização do Diálogos Amazônicos fez as vozes amazônidas ecoarem pela cidade das mangueiras, em um coro harmônico, em prol de um único objetivo: a preservação da floresta amazônica e o desenvolvimento sustentável. Neste momento ímpar, o cooperativismo entrou para história com a sua participação neste evento, no domingo (06), com o acontecimento da atividade auto-organizada com os direcionamentos do Programa BioCoop, na sede do Sistema OCB/PA

O evento foi aberto ao público, contando com a presença de autoridades como o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Carlos Ledo, com a equipe da diretoria de cooperativismo, representantes do deputado estadual Fábio Freitas, representante da FRENCOOP, e parceiros atuantes no fomento do coop paraense como Nós Soluções Sustentáveis, GIZ, IFPA Castanhal, EMATER, CONAB, Symrise, UFPA e UFRA. Entretanto, os protagonistas do evento foram as quinze cooperativas executoras da sociobioeconomia, de várias regiões do estado, que marcaram presença e enriqueceram a reunião com as suas experiências.  

Ao longo da manhã, os eixos e diretrizes de execução do Programa BioCoop foram apresentados de forma detalhada, com a condução da atividade nos eixos sociais e sustentáveis com diagnósticos, problemas e desafios designados pelo governo federal, que serão apresentados na Cúpula da Amazônia, aos chefes de estado da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, debatidas e levadas à COP28, no Egito, no mês de novembro.

VEJA MAIS

image Inscrições para o Pedal da Cooperação edição Belém estão abertas
Programação irá ocorrer no dia 3 de setembro, a partir das 7h, no Portal da Amazônia

Além da apresentação detalhada, também foi compartilhado os próximos passos de atuação como as oficinas. Outro momento importante foi quando os representantes das cooperativas presentes foram à frente e contaram suas experiências, anseios e desejos para o futuro, com respeito à floresta em pé e a garantia de renda para quem vive nela.  

Ana Paula Nascimento, presidente da COEX Carajás, cooperativa extrativista de jaborandi de Paragominas, em um dos momentos de fala, frisou sobre o futuro das cooperativas com a necessidade de novas tecnologias e inclusão dos jovens e mulheres para inovar dentro das cooperativas.

“Nesses eventos, é importante trazer os diálogos abertos e transparentes porque o que a cooperativa não consegue sozinha, o Sistema OCB/PA e todos os parceiros conseguem dar todo suporte. Precisamos trazer tecnologia aliada a inovação, empoderar esse grupo para se manter nesse mercado que é competitivo”, disse a presidente.  

Sempre frisado pelo superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, a viabilidade da bioeconomia passa pelo cooperativismo e é a solução para as necessidades contemporâneas.

“Pela primeira vez, na história do cooperativismo brasileiro, estamos participando de um evento como esse, a nível nacional e internacional. Precisamos lembrar que o cooperativismo já faz a sociobioeconomia desde a sua essência, conversando com a preservação e desenvolvimento sustentável proporcionando um equilíbrio. Seremos maiores ainda em 2025 na COP30, no Pará”, disse o superintendente. 

Para continuar o fomento ao cooperativismo paraense visando a COP30, a parceria com a SEDEME é de suma importância e foi fortalecida com a criação da diretoria de cooperativismo.

“A OCB/PA está totalmente lincada com o governo por meio da diretoria de cooperativismo e com o Plano Estadual da Bioeconomia do governo do estado”, afirma o Secretário Adjunto da SEDEME, Carlos Ledo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!