Remo: Idade elevada e avaliações; preparador físico cita trabalho com atletas acima dos 30 anos

A equipe de O Liberal conversou com preparador físico Antônio Júnior, que detalhou alguns protocolos aplicados com atletas, em especial jogadores acima dos 30 anos

Fábio Will
fonte

O Remo contratou na última semana mais dois jogadores para o restante da temporada. O meia Marcelo, de 34 anos, que estava no Volta Redonda-RJ, além do atacante Élton, ex-Vasco e que estava no Juventude-RS, disputando a Série B, que possui 37 anos. Muitos torcedores questionaram as chegadas de atletas com uma idade avançada. A equipe de O Liberal conversou com um preparador físico para saber os desafios de trabalhar com um elenco formado por boa parte dele com jogadores acima dos 30 anos.

Atualmente o elenco do Remo possui uma média de 27,36 anos, porém, a equipe possui alguns jogadores das categorias de base, que quase não são ou não foram utilizados durante a temporada. O Remo possui no elenco 13 atletas acima dos 30 anos na equipe e o preparador físico Antônio Júnior, que passou pelo Remo, Vila Nova-GO, Boa Esporte-MG e estava trabalhando na Tailândia, conversou com o núcleo de esportes do Jornal O Liberal e falou dos desafios em ter um elenco com um número grande de jogadores acima dos 30 anos.

“Costumo dizer que é um desafio para todos, no atleta normal ao atleta de auto rendimento. Na maneira que a idade vai avançando, o corpo já não responde com o mesmo ritmo de recuperação, para uns é mais difícil que outros, pelo motivo que cada corpo reage de uma maneira diferente ao treinamento e, no geral, o cuidado precisa ser dobrado sim, pois as cargas e demandas de jogo são altas para todas idades”, disse.

VEJA MAIS

image Remo: atacante Élton é 'carrasco' do Paysandu, com média de quase um gol por jogo; vídeo
Novo atacante do Remo já balançou as redes do Paysandu na carreira; Élton foi contratado pelo Leão e chega nesta semana a Belém para realizar exames e testes físicos

image Fábio Bentes admite interesse do Remo em mandar partidas no Mangueirão: ‘existe a possibilidade’
De acordo com presidente azulino, pedido foi feito por jogadores e comissão técnica. Informação já havia sido antecipada pela reportagem.

image Remo rompe com empresa que explorava o Carrossel e presidente negocia novas parcerias para o local
Presidente do Remo informou que o contrato com a empresa do ex-tenista Gustavo Kuerten foi encerrado por falta de pagamento

O sistema defensivo azulino, contando com goleiros e jogadores da base, possui uma média de 24,82 anos. É a menor média entre os três setores que compõe a equipe. Já o setor de meio-campo, a média está em 25,75, também contando com a molecada da base. O ataque remista é o mais o que possui uma média de idade mais elevada, chegando a 27,66 anos. O preparador físico Antônio Júnior comentou sobre o que se pode fazer para equilibrar a situação dos atletas durante treinos e pré-jogos.

“Cada atleta responde a um desgaste físico diferente, independente da idade. Para os mais experientes cada detalhe vai ser mais importante, além do controle de carga individual o ‘extracampo’ sempre faz diferença. Falo de controle alimentar, sono e outras estratégias de recuperação”, comentou.

image Preparador Antônio Júnior já trabalhou no Remo, Vila Nova-GO e Boa Esporte-MG (Arquivo pessoal)

O Remo atuou com um time titular por muito tempo, sabemos que a rotatividade é grande em um time de futebol, porém, a média de idade da equipe que jogou boa parte da temporada ficou acima dos 30 anos. Um time que foi titular do Remo várias vezes neste ano foi composto por: Vinícius (38 anos); Lucas Mendes (32), Diego Ivo (34), Diego Guerra (32) e Leonan (27); Uchôa (32), Richard Franco (30) e Pablo Roberto (23); Muriqui (37), Pedro Vitor (25) e Jean Silva (34). Essa equipe possui uma média 31,27 anos.

VEJA MAIS

image Novo reforço do Remo chega a Belém para os exames médicos; confira
O jogador foi anunciado pelo clube azulino na última terça-feira (13)

image Remo: maior intervalo entre jogos na Série C deve ajudar no rendimento do time, avalia fisiologista
Em entrevista ao O Liberal, Erick Cavalcante falou sobre o tempo ideal de descanso entre jogos e avaliou os problemas causados pela falta de recuperação física dos atletas. 

image Remo está no 'Top 3' do ranking de público da Série C; Paysandu ocupa a 8ª posição; veja a lista
Torcida do Remo é mais presente que a do Paysandu nos estádios nesta Série C do Campeonato Brasileiro

O preparador físico informa ainda que muitas coisas mudaram com o avançar dos anos e a tecnologia é uma aliada aos preparadores físicos e fisiologistas, mas que o desempenho em campo e durante os treinos, depende muito do próprio atleta.

“Cada dia que passa o cenário vai se repetindo, podendo ver atletas com idade mais avançada conseguindo jogar e a tecnologia tem uma grande contribuição. Hoje temos mais estratégias de controle de carga no meio do futebol, mais tecnologia para saber o quanto aquele jogador pode avançar, porém, de nada vai valer se o profissional não fazer por ele mesmo e é isso que está fazendo a diferença, o nível profissional hoje está cada vez maior e melhor”, afirmou.

image Antônio Júnior é paraense e trabalhou por algumas temporadas na Tailândia (Arquivo pessoal)

Antônio Júnior detalhou ainda que os clubes possuem alguns protocolos, avaliações físicas que ajudam a evitar lesões. Essas avaliações são necessárias, principalmente para todos do elenco, mas aos que possuem a idade mais avançada os cuidados são redobrados.

O que existem são avaliações rotineiras individuais para detectar evolução física ou recuperação. As mesmas para todos, mas a diferença está em quais estratégias cada clube utiliza e com que frequência cada atleta realiza. Se o jogador tiver uma idade mais avançada, o cuidado é maior e as avaliações de rotina são com mais frequência, para que ele não possa se lesionar ou distanciar esse evento negativo que pode ocorrer”, finalizou.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Remo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM REMO

MAIS LIDAS EM ESPORTES