CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Psicólogo do esporte avalia importância de gestão emocional no Paysandu e critica palestras

Em conversa com a reportagem, Maurício Marques argumenta que fracasso do Papão na fase final da Série C pode ser "hereditário".

Caio Maia
fonte

Ansiedade. Essa é a sensação que parece dominar o vestiário do Paysandu na reta final da Série C. Pelo menos foi o que afirmou o capitão da equipe, Genílson. Em entrevista coletiva na última semana, o zagueiro disse que os jogadores da equipe têm tomado decisões erradas dentro de campo nas últimas partidas. Nos dois primeiros jogos pelo quadrangular de acesso da Terceirona, o Papão acumulou duas derrotas. 

Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!

O começo ruim no quadrangular de acesso da Série C tem sido rotina nas últimas temporadas do Paysandu. Desde 2019, a equipe tem conseguido se classificar às fases finais da Terceirona, mas caído bruscamente de rendimento na hora da decisão. O filme deste ano, inclusive, parece repetir o do ano passado. Em 2021, o Papão foi líder da primeira etapa do torneio, mas terminou o quadrangular final na última colocação. 

image Genílson revela detalhes do vestiário do Paysandu após derrota na Série C: 'ninguém esperava'
Revés diante do ABC-RN deixou o Papão vai distante do acesso à Serie B. 

Apesar dessas campanhas ocorrerem em anos diferentes, com elencos e comissões técnicas distintas, parece que o fracasso bicolor tem sido "hereditário". De acordo com o psicólogo Maurício Marques, doutorando em psicologia esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dependendo de como o assunto é tratado nos bastidores do clube, há a possibilidade de que essa pressão seja repassada para os elencos seguintes. 

image Paysandu: Artilheiro da Série C, atacante Marlon minimiza seca de três jogos: 'É um trabalho coletivo'
Marlon e o próprio Papão ainda não balançaram as redes neste quadrangular de acesso

image 'Vamos sair dessa situação', garante goleiro do Paysandu sobre momento da equipe na Série C
Depois da campanha positiva na primeira fase, Bicola começou o quadrangular com duas derrotas

"Isso coloca os jogadores em uma situação em que eles não tem controle nenhum. Isso gera uma ansiedade, não só no estádio, mas no dia a dia dos jogadores. Eles estão sendo responsabilizados por outras gerações, que não tem nada a ver com eles. Isso produz uma pressão que joga contra. Isso é presente em jejuns de vários grandes times, em que se cria uma pressão que acaba dificultando que a chave seja virada", afirmou o profissional, que já fez parte da comissão técnica do Coritiba e do Aimoré-RS.

Grandes equipes utilizam psicólogos

image Elenco do Papão tenta se reerguer na Série C (Jorge Luís Totti/Paysandu)

A cada dia que passa, o uso da psicologia no esporte tem sido cada vez mais fundamental. O objetivo desse profissional em uma equipe de futebol é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e o bem-estar de cada jogador. Grandes equipes, como Flamengo e Palmeiras, possuem psicólogos permanentes na comissão técnica e colhem frutos disso. 

De acordo com Maurício Marques, a utilização de um psicólogo na comissão técnica do Paysandu poderia ajudar os jogadores a lidarem com a ansiedade em momentos de pressão. No entanto ele faz um alerta: é importante que esse processo seja duradouro, durante toda a temporada. 

"Ter uma cultura de trabalhar com o psicólogo facilita o contato com o jogador. É necessário que esse profissional esteja presente no dia a dia do atleta. A ausência do psicólogo é oriunda de uma gestão muito mais velha, que via o profissional como sinônimo de ‘frescura’ e ‘fraqueza’, por conta disso que vários clubes não oferecem essa ajuda ao atleta", explicou. 

Palestra "motivacional"

image Torcida do Paysandu faz festa em aeroporto. (Ivan Duarte/ O Liberal)

De acordo com o psicólogo, palestras motivacionais antes de jogos importantes podem comprometer o desempenho dos atletas dentro de campo. De acordo com ele, esses discursos podem aumentar a ansiedade dos atletas, provocando uma sensação motivadora ou bloqueadora, o que varia para cada indivíduo. 

image Torcida do Paysandu faz festa no aeroporto e emociona jogadores antes de jogo pela Série C; vídeo
Fiel Bicolor incentivou jogadores no embarque para Salvador, nesta sexta (19). O Papão enfrenta o Vitória-BA no domingo (21), pela estreia do quadrangular de acesso.

Hoje, o Paysandu possui um líder religioso que faz palestras motivacionais antes de partidas importantes. Ele, inclusive, fez um discurso aos atletas antes do embarque para Salvador, onde o Papão enfrentou o Vitória-BA, pela rodada inaugural do quadrangular de acesso da Série C. O Bicola terminou o jogo derrotado por 1 a 0. 

"Não existe palestra motivacional mágica. Motivação é que nem banho, precisa às vezes mais, às vezes menos, mas tem que ter sempre, todo o dia. Se você faz um tipo de palestra para um grupo ansioso você pode ocasionar até uma queda de rendimento. É comum vermos tiros como esse saindo pela culatra", finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES