Há 63 anos, Paysandu goleava o Cerro Porteño, no estádio da Tuna, em Belém

O time do Papa Francisco, com seis jogadores da seleção paraguaia, teve a invencibilidade quebrada pelo Papão

Braz Chucre
fonte

Na história de vida do Paysandu se registram grandes feitos. Entre as memoráveis vitórias, está a do dia 14 de abril de 1957, sobre o Cerro Porteño, do Paraguai, no Souza, até então batizado de Navas Pereira. Há 63 anos, o Bicola atravessava o caminho do Cerro pela primeira vez.

O time paraguaio estava em excursão pelo Norte do Brasil e vinha de vitória sobre o Remo por 2 a 1 e de um empate com a Tuna pelo placar de 1 a 1. Diante do Papão, o  "El Ciclón", como é conhecido o time porteño, encontrou uma verdadeira muralha em campo e acabou sendo derrotado por 3 a 0. A torcida bicolor lotou o estádio e fez uma enorme festa, saudando o time como ‘Demolidor de Cartazes’, porque o Cerro possuía na sua equipe seis jogadores da seleção paraguaia.

Os gols do Papão foram marcados por Gilvandro, zagueiro que veio do futebol da Bahia, Luciano e Natividade, este último considerado um dos maiores meias do Paysandu. O jogo teve a direção de Orlando Pinto, um dos melhores árbitros do futebol paraense da época. A renda foi na ordem de 57 mil e 10 cruzeiros (moeda da época).

O time bicolor, no jogo, teve como técnico Arnaldo Moraes Filho, anos depois viria ser presidente do clube. O Papão jogou com Dodó; Jota Alves, Manuelzinho, Pau Preto, Gilvandro e Caim; Meia Noite, Natividade, Laxinha, Quarentinha (Luciano) e Cacetão. No Cerro Porteño, atuaram Casco; Arce (Soria), Gonzales (Miranda, Ricard, Santos, Silva; Benitez (Breglia); Cáceres (Jimenez), Enrique, Jara, Cayetano, Re e Rangel.

REENCONTRO

Dezessete anos depois os times voltariam se enfrentar pela Libertadores e o Paysandu aplicou outra goleada: 6 a 2. Na ocasião, a partida foi válida pela quinta rodada da fase classificatória da competição continental. Em Ciudad del Este, o Papão venceu com os gols de Vélber (2), Robgol (2) e Iarley (2), garantiu a invencibilidade e chegou ao primeiro lugar do Grupo 2.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES