Parazão de Basquete: impasses na realização de Campeonato revelam dificuldades do esporte no estado

Imbróglio para realização do Campeonato Paraense de Basquete escancarou condições da modalidade no Pará

Andréia Santana
fonte

Por decisão do STJD, está determinada a volta do Campeonato Paraense de Basquete, na categoria adulto. A disputa, na categoria masculino adulto, deve rolar em data a ser divulgada pela Federação Paraense de Basketball (FPB), e ocorrerá em formato de playoffs com os dois únicos times participantes: Clube do Remo e JP8

O imbróglio, iniciado pela equipe do Paysandu que se sentiu prejudicada por cláusulas do regulamento, escancarou as condições do basquete no Pará. Sem times que garantam relevância nacional para o estado na modalidade, as atuais equipes enfrentam dificuldades de emplacar, até mesmo, o campeonato regional e revelar novos atletas promissores. 

Segundo Paulo Seráfico, ex-atleta da modalidade, que fez parte da era de ouro do basquete paraense, a formação de novos atletas seria um dos principais pontos de dificuldade do esporte no estado. “Na verdade, o basquete paraense nos últimos anos tem sido jogado por jogadores de outros estados e importados, já há alguns anos. Isso, em nada ajuda e, lógico, desmotiva e dificulta o aparecimento de promessas locais”, disse. 

VEJA MAIS

image STJD indefere mandado de garantia do Paysandu e define Parazão de Basquete com Remo e JP8 Esportes
O recurso protocolado pelos bicolores pedia a entrada do clube na competição, mas acabou derrotado em votação na corte desportiva


image STJD: Paysandu avalia interrupção do Parazão de Basquete e aponta falhas no regulamento: 'Absurdo'
De acordo com os diretores Raphael Gonçalves e Wagner Viana, a forma de disputa do Parazão de 2023 prejudica o clube e a entrada na corte superior do esporte se deu para 'resguardar o esporte'


image Parazão de Basquete é paralisado após decisão do STJD
Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu o torneio após queixa do Paysandu contra a Federação Paraense de Basquetebol


 

Para Seráfico, além das disputas entre clubes fora das quadras, e as dificuldades enfrentadas pela federação, o lado financeiro também tem sido um ponto negativo, pela falta de patrocínios, o que faz com que o problema se agrave mais. 

“É preciso maior entendimentos entre os dirigentes de clubes e federação, e o incentivo da FPB para outros clubes participarem. Lógico que isso seria facilitado, se houvesse o patrocínio governamental. O maior problema do esporte amador, seja ele qual for, é o lado financeiro, se tivéssemos patrocínio, teríamos grandes equipes e atletas em todas as modalidades esportivas”, declarou.

Segundo o presidente da FPB, Neto Vieira, além da dificuldade de patrocínios, a entidade também não recebe nenhum tipo de auxílio financeiro por parte da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), mesmo com o paraense Guy Peixoto na presidência. 

Mas, mesmo por conta própria, a Federação já faz planos para retomar a rota do basquete no estado no próximo ano. “Queremos que mais times participem dos Campeonatos que estamos planejando, além de trabalharmos para ajudar os clubes a revelar novos talentos”, afirmou. 

Antes de seguir para o planejamento do próximo ano, Vieira quer completar o calendário de 2023, encerrando a disputa do Parazão da modalidade. “Vamos retornar com o campeonato com o regulamento que tinha sido aprovado, conforme resultado do tribunal. Só está faltando essa categoria adulto para encerrarmos o ano de 2023. Foi uma vitória e tanto para o basquete paraense”, disse. 

A partir da queda da liminar na corte desportiva, foi definido que Remo x JP8, irão disputar o título de 2023 em melhor de cinco jogos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES