Inédito: Colégio do Pará representa Seleção Brasileira em Mundial de Futsal na Sérvia

Garotos do Santa Rosa, de Belém, sonham grande e querem trazer título para o Brasil. País já é bicampeão do torneio. 

Caio Maia
fonte

O Norte do Brasil terá, pela primeira vez na história, um representante no Campeonato Mundial Escolar de Futsal. Atual campeão brasileiro da categoria, o Colégio Santa Rosa vai representar a Seleção Brasileira no torneio disputado em Belgrado, na Sérvia, em outubro deste ano.

Apesar da participação inédita no torneio, os garotos do Santa Rosa sonham grande. De acordo com o treinador da equipe, Ignácio de Loiola, o grande objetivo da equipe paraense é trazer o título mundial para o Brasil. Isso, no entanto, seria uma novidade, já que a Seleção Brasileira é a atual bicampeã da competição.

"Digo pros garotos que não representamos mais só o Santa Rosa, mas sim todos os técnicos e alunos que sonharam em ver o futsal do Pará representando as melhores equipes do mundo. Não vamos vestir agora o uniforme da escola, mas sim da Seleção Brasileira. Estamos, antes de tudo, representando um povo e uma história", explicou.

A ida para Sérvia, segundo Ignácio, envolve muita dedicação. Desde o final do ano passado, a equipe paraense perdeu um terço dos atletas campeões brasileiros para times profissionais. Além disso, a rotina de treinos dos jovens foi alterada nos últimos dias. Confira abaixo mais detalhes sobre a preparação do Santa Rosa para o mundial.

image Santa Rosa conquistou título brasileiro em Balneário Camboriú (Divulgação)

O Liberal: Como é a logística para o torneio? O Santa Rosa está arcando com todos os custos?

Ignácio de Loiola: Nesse torneio, como vamos representar o país, todos os custos de viagem, comissão técnica, atletas, serão custeados pela CBDE. Nós enquanto colégio vamos ter apenas a função de organizar a logística. Verificar a matrícula dos alunos com a instituição, porque todos tem que estar estudando, e verificar o passaporte dos garotos.

OL: A equipe perdeu muitas peças desde o título brasileiro? Quais são os reforços?

IL: Perdemos um atleta para o Minas e outro para o Marreco Futsal, mas a base da equipe é a mesma que foi campeã brasileira. Dos 12 jogadores que estão no time, 8 permaneceram. É um trabalho que tem sido feito há mais de 10 anos com muitos desses garotos. São atletas que, desde novos, ficam com a gente. Temos nossa periodização de treinos montada para trabalhar com eles.

OL: Como manter a equipe em movimento até outubro, data do mundial?

IL: Temos neste ano ainda competições nacionais e estaduais. O foco no Santa Rosa é o futsal, mas alguns jogadores nossos vão participar de uma competição da CBDE de futebol de campo. Vamos dar rodagem de competições pra eles. Esse trabalho é bom para a preparação mental, manter eles ligados à rotina intensa de jogos.

OL: Qual o objetivo neste mundial? O que representa o torneio para o Pará e futsal do Norte do Brasil?

IL: Estamos muito otimistas para o mundial. Ganhar o campeonato brasileiro não é fácil. Nas semifinais do ano passado, vencemos o Colégio Amorim, que tem parceria com o Corinthians, e é a atual bicampeã mundial escolar. Vamos para a Sérvia esse ano com o objetivo de fazer história, de ser campeão. Queremos não só representar o Brasil, mas fazer bonito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES