Na estreia de Dorival Júnior, Endrick marca e Brasil vence a Inglaterra em Wembley

O amistoso marcou o primeiro trabalho sob o comando do técnico, que terá ainda pela frente Espanha, México e Estados Unidos, antes da estreia na Copa América

Luiz Guilherme Ramos
fonte

A seleção brasileira iniciou com o pé direito a "Era" Dorival Júnior. Sob o comando dele, o Brasil venceu a Inglaterra no primeiro amistoso em preparação à Copa América. A vitória por 1 a 0 veio após gol marcado por Endrick, aos 35 minutos do segundo tempo. O próximo compromisso da seleção será contra a Espanha, no próximo dia 26, no estádio Santiago Bernabéu.

Embora o primeiro tempo tenha terminado sem gols, o duelo ofereceu bons lances na primeira metade. A Seleção Brasileira teve oportunidades de marcar, com destaque para três momentos-chave: Walker impediu um chute de Vini Jr próximo à linha, Lucas Paquetá acertou a trave e Raphinha desperdiçou após um erro de Maguire.

Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Rodrygo se destacaram pela atuação brasileira, criando as jogadas mais perigosas. Paquetá acertou a trave no primeiro tempo, mas foram os substitutos Andreas Pereira e Endrick que influenciaram o resultado.

Na equipe inglesa, Conor Gallagher, Gordon e Phil Foden foram responsáveis pelas melhores chances, demonstrando movimentação e encontrando brechas na defesa brasileira. A oportunidade mais clara foi de Watkins, que desperdiçou um mano a mano com o goleiro.

1º Tempo

Antes do início do jogo, ambos os times observaram um minuto de silêncio em respeito, embora a imagem de Zagallo não tenha sido exibida no telão. Terry Venables, ex-jogador e técnico da seleção inglesa, também recebeu uma homenagem. Além disso, a seleção brasileira usou um patch na manga com a inscrição "Zagallo Eterno", substituindo as letras "t" e "e" pelo número 13.

A partida começou com ambas as equipes atacando, mas a Inglaterra teve as primeiras oportunidades. Logo aos dois minutos, todos esperavam um cruzamento na área, mas Phil Foden chutou diretamente e a bola passou perto do gol de Bento. Após a Inglaterra pressionar a saída de bola do Brasil, Chilwell cobrou falta na área aos 5 minutos, Bento não saiu na bola e Beraldo afastou. Porém, Maguire estava impedido no lance.

O Brasil fez sua primeira descida aos 8 minutos. Houve uma boa troca de passes no campo de ataque, até que Rodrygo recebeu de frente para o gol. Ele chutou com perigo, mas Pickford fez a defesa. Aos 12 minutos, num contra-ataque rápido do Brasil, que pegou o meio de campo inglês desarrumado, a bola sobrou para Vini Jr. O atacante do Real Madrid conseguiu chutar e a bola passou pelo goleiro, mas foi fraca e interceptada pelo capitão Walker. Bellingham recebeu um cartão amarelo aos 13 minutos por cometer falta dura em Bruno Guimarães.

A melhor chance de toda a primeira etapa foi aos 34. Rodrygo ficou com sobra na área e encontrou Paquetá livre, que chegou batendo. A bola explodiu na trave, levantando a torcida presente no lendário estádio de Wembley.

image Dorival Júnior observa Vini Jr. em lance da partida. (Rafael Ribeiro/ CBF)

2º Tempo

A segunda parte do jogo começou vibrante. A Inglaterra continuou pressionando e buscando oportunidades em jogadas paradas, enquanto o Brasil apostava na velocidade. Em uma cobrança de falta na área brasileira, a bola passou por todos até chegar a Gordon, que ficou sozinho na segunda trave. Bento fez uma defesa espetacular. Aos 8 minutos, o Brasil partiu em um contra-ataque rápido. Vini Jr. avançou pelo lado esquerdo e fez um cruzamento, mas mesmo sem ninguém na área, Chilwell afastou a bola para escanteio.

O técnico Southgate promoveu uma substituição tripla aos 20 minutos, com as entradas de Dunk, Joe Gomez e Bowen nos lugares de Maguire, Chilwell e Bellingham. Logo em seguida, Gallagher recebeu um passe em profundidade, dividiu com Beraldo e caiu na área pedindo pênalti, mas a arbitragem não marcou nada.

Foi então a vez de Dorival Jr. realizar as primeiras substituições à frente da seleção brasileira. Andreas Pereira entrou no lugar do amarelado e jogador mais faltoso da partida, Lucas Paquetá, e o jovem Endrick substituiu Rodrygo.

Aos 34 minutos, em um erro da defesa inglesa, Andreas Pereira fez um belo lançamento para Vini Jr., que partiu em direção ao gol. Ele chutou e Pickford fez a defesa, mas na sobra, Endrick apareceu com precisão para mandar para as redes. Os jogadores ingleses reclamaram de impedimento de Vinicius Júnior no lance, porém, o VAR em Wembley confirmou a posição legal do brasileiro.

Próximos jogos do Brasil

- Brasil x Espanha (F) - 26/03, 17h (de Brasília) - Amistoso

- Brasil x México (F) - 08/06, a definir - Amistoso

- Brasil x Estados Unidos (F) - 12/06, 20h (de Brasília) - Amistoso

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES