Julgamento no STJD pode definir retorno do Campeonato Paraense nesta terça-feira (31); entenda

Resultado da avaliação dos magistrados pode culminar com a retomada da competição já próximo final de semana.

Caio Maia
fonte

O futuro do Campeonato Paraense de 2023 poderá ser definido nesta terça-feira (31). A partir das 11h, o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará a medida inominada que suspendeu a realização do torneio há 10 dias. O resultado da avaliação dos magistrados pode culminar com a retomada da competição já próximo final de semana.

Relembre o caso

image O atacante Guga, do Águia, e o volante Hatos, do Bragantino, são alvos de denúncias do Paragominas (Águia TV / @vinicius_lima_tg)

O Parazão 2023 está suspenso desde o dia 20 de janeiro. Na ocasião, o Paragominas, clube rebaixado à Segunda Divisão estadual em 2022, recorreu ao Superior Tribunal pedindo a manutenção na elite.

Ao STJD, o Paragominas alegava irregularidades envolvendo dois jogadores: Guga e Hatos. Após serem expulsos e punidos pelo TJD-PA por atos de indisciplina praticados quando jogaram a Segundinha pelo Itupiranga, em 2021, os atletas disputaram partidas por outros clubes no Parazão de 2022 e não cumpriram as devidas suspensões apenadas.

image Parazão suspenso: Bragantino faz denúncia e questiona legitimidade de julgamento no STJD; entenda
Segundo o Tubarão do Caeté, advogado do Paragominas, clube que tenta voltar à elite do estadual na Justiça, é sócio de auditor do Superior Tribunal.

image Jogador envolvido na paralisação do Parazão 2023 afirma que avisou ao Águia que estava suspenso
Atacante Guga usou as redes sociais nesta terça-feira (24) para se pronunciar sobre o caso. 

No dia 20 de outubro, o STJD havia decidido, por unanimidade, anular todas as decisões até então divulgadas pelo TJD/PA e pedir novo julgamento, o que foi feito em 19 de dezembro do ano passado. O TJD-PA manteve o Paragominas rebaixado e multou o Itupiranga em R$ 30 mil. No entanto, devido às férias do judiciário, o resultado desse julgamento ficou mais de um mês sem ser publicado.

image Parazão 2023 suspenso: paralisação do campeonato foi motivada por confusão de datas de férias do TJD
Tribunal já havia julgado o rebaixamento do Paragominas, mas não publicou o acórdão da decisão.

image Acórdão de julgamento do TJD-PA que rebaixou Paragominas é publicado e Parazão pode ser retomado
Caberá agora às partes envolvidas no processo solicitarem ao STJD a revogação da liminar que suspende o campeonato. Caso pedido seja aceito, torneio poderá ser realizado imediatamente. 

O espaço de tempo entre o julgamento e a publicação abriu precedente para que o Paragominas solicitasse a suspensão do estadual. O pedido foi acatado, em decisão liminar, pelo STJD na sexta-feira (20).

Julgamento decidirá apenas suspensão do Parazão

image Paragominas não terá volta ao estadual garantida nesta terça (Divulgação / Paragominas)

Nesta terça, o STJD julgará as "medidas inominadas" requeridas por Paragominas, Castanhal, Itupiranga e Amazônia Independente à Justiça. De acordo com o artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, uma "medida inominada" diz respeito a uma medida excepcional, utilizada quando não há nenhuma outra ação prevista na lei para aquele caso.

image Saiba o que é a 'medida inominada', que será julgada no STJD e pode definir retorno do Parazão
Julgamento do dia 31 de janeiro analisará pedido de suspensão do campeonato e não mérito do “caso Paragominas”.

Portanto, o julgamento desta terça-feira decidirá, somente, o mérito do dispositivo, determinando se o Parazão voltará a ser realizado ou não.

No entanto, mesmo que o STJD mantenha ou suspenda a medida inominada, o mérito da ação do Paragominas ainda deverá ser julgado, mas em outra oportunidade. Vale a pena destacar que o Parazão poderá ser disputado mesmo que a ação do Jacaré não tenha sido julgada pelo Superior Tribunal.

Futuro do estadual

image Taça Estrela do Norte é dada ao campeão paraense. (Sidney Oliveira/ O Liberal)

A Federação Paraense de Futebol (FPF) espera uma ordem da Justiça Desportiva para elaborar a continuidade do Parazão 2023. Caso o Superior Tribunal aprove o início do torneio, as primeiras partidas já devem ocorrer no final de semana.

image Presidente da FPF diz que Parazão 2023 seguirá suspenso e primeira rodada ocorrerá só em fevereiro
Acórdão de julgamento que determinou rebaixamento do Paragominas foi publicado. No entanto, Ricardo Gluck Paul diz que prazos legais existem que processo seja julgado no STJD apenas na semana que vem. 

No entanto, caso os magistrados avaliem que o campeonato deva permanecer suspenso, a FPF deve "remodelar" a competição para atender às exigências legais. A informação foi confirmada pelo presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, à reportagem de O Liberal.

CBF critica suspensão

image Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (Rafael Ribeiro / CBF)

Em entrevista ao jornalista Abner Luiz no estádio Mané Garrincha, em Brasília, após a final da Supercopa do Brasil, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, avaliou a suspensão do Parazão. Para o dirigente, não há qualquer medida que possa ser adotada pela entidade, devido à autonomia institucionalizada dos órgãos. No entanto, ele diz acreditar que o caso será resolvido da melhor forma pelos magistrados.

image 'Vai atravancar as competições nacionais', diz presidente da CBF sobre suspensão do Parazão; vídeo
Ednaldo Rodrigues conversou com exclusividade com o portal O Liberal e disse torcer por um desfecho razoável do imbróglio que paralisa o certame estadual desde o dia 21 de janeiro

image Parazão suspenso: campeonato pode ser realizado fora de datas estipuladas pelo calendário da CBF
A data limite, de acordo com o Calendário Anual do Futebol Brasileiro, para o fim dos estaduais é o dia 9 de abril, domingo de Páscoa.

"Eu acredito e eles sabem bem da dificuldade de impactar uma competição estadual. Vai atravancar toda a competição nacional, porque as datas que perdem no estadual, vão ter que repetir na Copa do Brasil, numa Série A, B, C ou D. Eu confio na Justiça, no STJD, e que possa ter uma decisão de consenso e que prevaleça sempre o que é dentro de campo", finaliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES