Pelo terceiro mês seguido, preços ao produtor no Brasil caem em janeiro, diz IBGE

As maiores influências no resultado de janeiro partiram de refino de petróleo e biocombustíveis, indústrias extrativas, alimentos e metalurgia

O Liberal
fonte

Terceiro mês seguido de deflação, em janeiro os preços ao produtor recuaram 0,31%, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (5). O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma retração de 5,56%. No mês anterior, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia caído 0,2%.

VEJA MAIS

image IPCA-15 registra alta de 0,78% dos preços em fevereiro
IBGE divulgou os dados nesta terça-feira (27)

image Preço das frutas sobe em Belém; veja o que ficou mais caro
Na feira, caixa da banana já chega a R$ 60

Das 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que somente oito tiveram queda de preços na comparação mensal. "Esta sequência de resultados negativos do IPP [Índice de Preços ao Produtor] vem após uma série de três meses seguidos de altas, entre agosto e outubro do ano passado. Apesar do índice de -0,31% em janeiro, não há uma queda disseminada por toda a indústria, pois 15 setores tiveram aumento de preços”, destacou o analista Murilo Alvim.

Influências

Já as maiores influências no resultado de janeiro partiram de refino de petróleo e biocombustíveis (-0,51 ponto percentual), indústrias extrativas (0,23 p.p.), alimentos (-0,18 p.p.) e metalurgia (0,07 p.p.). O setor de refino de petróleo e biocombustíveis apresentou queda no mês de 4,77%, marcando a segunda variação negativa seguida.

O desempenho, segundo Alvim, acontece depois de quatro altas consecutivas. "Os preços do óleo diesel, produto com maior peso na atividade, foram os principais responsáveis, já que estão em trajetória de queda nas refinarias desde dezembro de 2023. O álcool também não está com grande demanda, além de contar com uma boa safra da cana-de-açúcar, influenciando no resultado", disse.

Já o setor de alimentos apresentou queda de 0,74% dos preços em janeiro, após quatro resultados positivos consecutivos. De acordo com o analista do IBGE, isso se deve a preços menores do açúcar e dos derivados de soja. O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA