CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Entrada da JBS na bolsa de valores de Nova York é alvo de boicotes nos EUA

Multinacional brasileira enfrenta dificuldades para negociar ações no país

O Liberal
fonte

A entrada da multinacional brasileira JBS na Bolsa de Nova York é cercada de dificuldades e reações contrárias do mercado dos Estados Unidos e de parlamentares norte-americanos. A empresa é considerada a maior produtora de proteína animal do mundo e deseja, há cerca de 10 anos, operar simultaneamente na B3 –  Bolsa de Valores de São Paulo — e no mercado americano, o que pode lhe abrir caminho para um capital mais barato.

No entanto, a dupla listagem da empresa é alvo de movimentos internacionais liderados por parlamentares dos Estados Unidos e do Reino Unido, como o “Ban the Batistas” (banir os Batistas, em português, uma referência aos irmãos Wesley e Joesley Batista, da família fundadora da companhia). 

A legislação americana permite o anonimato dos financiadores da campanha em casos como esse, o que dificulta entender quais são os interesses para atuar contra a empresa brasileira. Em janeiro deste ano, 12 parlamentares do Reino Unido, de diferentes partidos, submeteram um pedido à comissão de valores mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês, o órgão que regula o mercado imobiliário americano no qual “imploram para que o pedido de IPO da JBS seja rejeitado” e que, assim, seja enviada uma “mensagem clara de que os EUA permanecem firmes em seu compromisso de combater às mudanças climáticas”.

VEJA MAIS

image Eduardo Suplicy procura JBS para pedir esclarecimentos sobre suposta mesada de R$ 200 mil a Marta
Informação dos valores pagos à então senadora consta na delação do ex-presidente da companhia Joesley Batista

image Festa de pai de Joesley e Wesley Batista tem governadores, Safadão e congestionamento de jatinhos
José Batista Sobrinho, fundador da JBS, comemorou 90 anos na sua fazenda Santa Luzia, em Aruanã (GO)

image Vaca louca: empresas de frigoríficos perdem mais de R$ 3 bilhões em valor de mercado
Minerva, BRF, Marfrig e JBS foram afetadas com exportações para China suspensas

No Reino Unido, a JBS atua por meio da marca Pilgrim’s Pride Corporation, responsável pelo processamento de suínos e aves. De acordo com os políticos do Reino Unido, o principal problema da empresa brasileira está na criação de gado por parte de seus fornecedores na região amazônica. A listagem da JBS em Nova York poderia causar uma alta no desmatamento.

No fim de fevereiro, a procuradoria-geral de Nova York entrou com uma ação contra subsidiárias americanas da JBS por supostas afirmações enganosas sobre as metas de emissão de gases de efeito estufa com o objetivo de aumentar as vendas entre os consumidores ambientalmente conscientes.

A procuradora Letitia James alegou que a empresa afirmou que vai zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040, apesar de não ter um plano viável para cumprir o compromisso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA