Comissão do Senado aprova criação do Desenrola e limite de juros rotativos do cartão de crédito

Projeto foi aprovado poucos dias antes da data limite para vencimento da MP que deu início ao programa Desenrola. Matéria segue agora para votação do plenário

O Liberal
fonte

A poucos dias do prazo limite de validade da medida provisória (MP) que deu início ao Desenrola, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (28), o projeto que cria o programa de renegociação de dívidas do governo federal e limita os juros rotativos do cartão de crédito. Agora, a matéria segue para votação em plenário.

De acordo com a equipe econômica, caso o projeto sobre o tema não seja aprovado até a próxima terça-feira (3), quando vence a MP do Desenrola, o programa será interrompido. Ele está em funcionamento desde julho.

VEJA MAIS

image Leilão com empresas que querem aderir ao Desenrola começa nesta segunda-feira
Ganha quem oferecer os maiores descontos nas dívidas dos consumidores negativados

image Saiba como se cadastrar no programa Desenrola
O cadastro é realizado diretamente no portal do governo federal.

Há um comprometimento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em incluir o projeto na pauta do plenário no máximo até segunda (2).

O texto aprovado pela Comissão, relatado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), mantém o conteúdo da proposta que já havia passado no início deste mês pela Câmara.

image Governo Federal inicia inscrições para o programa Desenrola Brasil; veja como participar
Esta fase é voltada para pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico, com dívidas que não ultrapassem o valor de R$ 5 mil

image Google e Facebook têm 48 horas para retirar do ar falsos anúncios sobre 'Desenrola Brasil'
Determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Sites têm divulgado falsos anúncios sobre o programa de renegociação de dívidas do governo federal

Juros do cartão

No caso dos juros rotativos do cartão de crédito - que é pago quando o cliente não paga o valor total da fatura e joga a dívida para o mês seguinte -, o projeto não impõe o valor do teto, mas dá prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma, para que as emissoras de cartões apresentem uma proposta de teto, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A taxa média anual dos juros rotativos é de 445,7%. Se uma solução não for encontrada dentro de 90 dias, o total cobrado pelos bancos não poderá exceder o valor original da dívida.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA