Aposentados terão acesso a passagem aérea de R$ 200 a partir de agosto

Eles devem receber até dois salários mínimos e a ideia é que os sites de venda de passagens tenham uma área dedicada a esse público

O Liberal
fonte

Chamada de "Voa Brasil", a proposta do governo federal para vender passagens aéreas a R$ 200 terá início em agosto. O programa foi anunciado em março pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, e deve operar como projeto-piloto no segundo semestre. A modelagem está em fase final dentro do Ministério.

O primeiro grupo selecionado para o teste deve ser o de aposentados que recebem até dois salários mínimos. A ideia é que os sites de venda de passagens tenham uma área dedicada a esse público. Serão oferecidas passagens a preços promocionais em horários e datas com menor procura. A ideia é ampliar a taxa de ocupação das aeronaves. A taxa média é próxima de 20%.

VEJA MAIS:

image Milhas aéreas: como conseguir, como trocar por produtos e como viajar de graça com o benefício
O cartão de crédito é a forma mais comum, só que exige cuidados. Compras sem cartão também podem resultar em acúmulo de pontos

image Passagens aéreas podem ficar baratas, mas bolso dos paraenses ainda não identificam reais mudanças
A lei promete congelar os preços das passagens tornando-as mais acessíveis

image Belém teve alta de 29% nos preços das passagens aéreas em 2022
Regiões Norte e Nordeste registram tarifas mais altas que a média nacional

CFO (um cargo de direção financeira) da Azul, Alexandre Malfitani, disse que a ideia do programa “faz sentido“. "Vale estudar porque tem vários fatores que indicam que um plano desses pode ter sucesso. Começa que o brasileiro voa pouco. Voa menos em média que México, Chile, Colômbia. Há horários de baixa demanda", avalia.

Querosene

Ao mesmo tempo, o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Petrobras negociam uma mudança para reduzir o preço do QAV (querosene de aviação). Uma das principais hipóteses é aplicar a “paridade de preço de exportação”, de acordo com o secretário de Aviação Civil, Juliano Noman.

"Você pega o produto, vê quanto custa aqui e qual o preço para exportar. Esse valor pode ser usado internamente. Calculamos queda de 15% a 20% no preço", garante.

O modelo é uma inspiração no fim do Paridade do Preço Internacional (PPI ), que a estatal decretou para a gasolina e o diesel. Há a expectativa de que algo semelhante seja feito nas próximas semanas. "Tudo que auxiliar na redução de custo, ajuda. Eliminação do PIS Cofins das aéreas ajudou também", disse Malfitani.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA