Como surgiu o Dia das Mães? Conheça a origem e curiosidades dessa data no mundo todo

Apesar de ser uma data muito importante para muitas famílias, poucos sabem, de fato, a origem das homenagens

Carolina Mota

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado todo segundo domingo de maio, momento em que as famílias se reúnem e homenageiam as representantes do dia, que são as mulheres que criaram um ou mais filhos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o Dia das Mães não foi inventado aqui e outros países também comemoram a data em dias diferentes. Confira como surgiu a comemoração do Dia das Mães e em qual dia se comemora ao redor do mundo:

Como surgiu o Dia das Mães?

Os historiadores acreditam que a criação desse dia ocorreu nos Estados Unidos, em 1905, por uma mulher chamada Anna Maria Jarvis. De acordo com a BBC, a criadora havia perdido a mãe naquele ano e decidiu lutar por uma data que servisse de homenagem para as mulheres que cumpriam esse papel.

Por ser uma mulher muito conhecida na comunidade, o falecimento da mãe de Anna gerou uma grande comoção na região e o pedido chegou até o presidente da época, Woodrow Wilson, que decretou o segundo domingo de maio como o Dia Nacional das Mães.

Como surgiu o Dia das Mães no Brasil?

O Brasil, além de outros países, como a Itália, Dinamarca, Japão, o Chile, entre outros, decidiram também adotar a data para homenagear as mamães nacionais.

No caso de Portugal, Angola, Hungria, Moçambique, Cabo Verde e Espanha, o Dia das Mães também é comemorado em maio, mas no primeiro domingo do mês.

Já em países como a Noruega, Argentina e a Bielorrúsia, a data é comemorada em dias diferentes. Enquanto noruegueses comemoram no segundo domingo de fevereiro, os argentinos e bielorrussos dedicam o terceiro domingo de outubro para homenagear.

Além disso, também existem alguns lugares que levam a estação em consideração, como na Palestina e no Líbano que celebram no primeiro dia da primavera.

Outras curiosidades sobre o Dia das Mães:

  • Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Reia, mãe dos deuses.
  • Anna criou também um símbolo em homenagem às mães: o cravo. O vermelho seria para presentear a mãe viva e o branco, a morta. Ela chegou a ser presa por perturbação da ordem, ao invadir uma convenção da Associação das Mães de Veteranos de Guerra, acusando-a de vender cravo com fins lucrativos. Ao sair da cadeia, Anna declarou que estava arrependida de ter criado o Dia das Mães.
  • No Brasil, a data foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes disso, desde 1918, o Dia das Mães já era comemorado pela Associação Cristã de Moços. Aqui, assim como nos Estados Unidos, na Itália e no Japão, a data não é fixa: comemora-se no segundo domingo de maio. No México, as mães são homenageadas sempre no dia 10 de maio. Na Tailândia, a festa acontece em 12 de agosto, em homenagem à rainha Mom Rajawongse Sirikit.
  • Analisando-se o ranking de gastos dos brasileiros com presentes, uma coisa, no entanto, é certa: o brasileiro investe mais para agradar às mães do que aos pais. O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais rende lucros ao varejo no país. Só perde para o Natal. O Dia dos Pais assume uma discreta quinta posição, atrás do Dia das Crianças e da Páscoa.
  • Dados coletados pelo IBGE em 2010, existem cerca de 47 milhões de mães no Brasil. Isso quer dizer que 48% de todas as mulheres do País já tiveram filhos. O Estado brasileiro mais maternal é o Mato Grosso do Sul, onde 65% da população feminina é mãe. A cidade de Douradina, menor município do Mato Grosso do Sul, é campeã brasileira de maternidade! Lá, cada mãe tem, em média, quatro filhos.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Curiosidades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!