CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Trabalho de mulheres diretoras de cinema vira série 'Como elas fazem'

Tata Amaral investiga o método de trabalho de cada uma das oito entrevistadas

Vito Gemaque
fonte

O trabalho das mulheres diretoras de audiovisual se transformou em uma série documental com oito episódios explorando o trabalho de cada uma das cineastas referência no mercado. O projeto dirigido pela premiada cineasta paulista Tata Amaral intitulada “Como Elas Fazem” investiga o processo criativo de realizadoras brasileiras. O primeiro episódio estreia nesta quarta-feira (21), pelo canal da Tangerina Entretenimento no YouTube (www.youtube.com/tangerinafilmes). O conteúdo pode ser visto gratuitamente com novos episódios todas as quartas-feiras, a partir das 19h.

VEJA MAIS

image Produções de mulheres brasileiras são exibidas em mostra de festival de cinema on-line
De Anna Muylaert a Tata Amaral, mostra "Mulheres do Audiovisual" reúne 25 longas e 13 curtas, entre clássicos e inéditos

image Netflix, Globoplay e Looke: Cinema brasileiro em streaming

image Fábio Jr gravou clássico do cinema brasileiro em Belém
“Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues foi uma das aventuras de Fábio Jr. no cinema brasileiro

Os oito episódios abordam o universo da realização audiovisual através da metodologia de trabalho das cineastas Caru Alves de Souza, Dainara Toffoli, Eliana Fonseca, Helena Ignez, Joyce Prado, Juh Almeida, Natara Ney e Olinda Tupinambá. A diretora da série documental Tata Amaral é uma das vozes mais importantes do cinema brasileiro com obras que contribuem significativamente para a história e cultura audiovisual do Brasil. Tata fez parte da geração que ficou conhecida como “A Primavera dos Curtas”, na década de 1980.

Ela também foi uma das primeiras cineastas daquela geração a realizar filmes de longa-metragem no período da “Retomada do Cinema Brasileiro” nos anos 1990. O primeiro longa-metragem, “Um Céu de Estrelas” (1996), teve sua estreia mundial no Festival de Toronto e foi exibido na prestigiosa seção Fórum do Festival de Berlim.

“O que me interessa saber é como as outras pessoas trabalham. A gente não tem nenhuma literatura que nos conta como as diretoras trabalham, tem oficinas, tem vários eventos e outras formas de uma diretora ensinar ou trocar seus métodos de trabalho, mas não tem uma literatura. Esse conhecimento tem ficado fechado, e a ideia desse projeto é expor. Espalhar como as diretoras trabalham, se elas dão roteiro, ou não. Se ensaia antes ou não, se participa da montagem, se pensa numa música antes... Esses detalhes que a gente vai se aprofundar, e eu como diretora, faço perguntas muito ligadas ao ofício, especificas”, explicou.

“Como Elas Fazem” é uma produção Tangerina Entretenimento, É Nóis na Fita, ProAc, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Para Tata, o audiovisual brasileiro sempre lutou e continua buscando maior pluralidade e diversidade de produtores e produções. Fato que é retratado nas entrevistadas. “A gente permanece numa batalha pela pluralidade, pela diversidade de gênero, raça e geração, porque agora a minha geração está enfrentando o problema de etarismo. É como se a gente não tivesse mais nada a oferecer, a criar. A gente continua trabalhando”, declarou. Uma das lutas também é por mais mulheres em postos de liderança em todo o mercado do audiovisual.

Serviço - “Como Elas Fazem” - série dirigida por Tata Amaral

Duração: 30 minutos

Onde assistir: www.youtube.com/tangerinafilmes

Data da estreia: quarta-feira, 21/02, às 19h00

Novos episódios toda quarta-feira, às 19h00

Acesso gratuito

Programação de disponibilização dos episódios

21/02 - Caru Alves de Souza

28/02 - Joyce Prado

06/03 - Helena Ignez

13/03 - Juh Almeida

20/03 - Dainara Toffoli

27/03 - Olinda Tupinambé

3/04 - Eliana Fonseca

10/04 - Natara Ney

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA