'Mar do Sertão': regionalismo universal será tema na trama das 18h, que entra no ar hoje

Coronel, água e amor, são temas de trama que passará em um cidade fictícia,

Bruna Dias
fonte

"Mar do Sertão" começa hoje, 22, com um triângulo amoroso entre Candoca (Isadora Cruz), Zé Paulino (Sergio Guizé), e Tertulinho (Renato Góes). Ambientada na pequena Canta Pedra, cidade fictícia, foram necessárias duas semanas viajando pelo nordeste para entender um pouco sobre o “sertão”.

O elenco da nova trama das seis da Globo, que irá substituir “Além da Ilusão” conversou com a imprensa em coletiva.

VEJA MAIS

image Paraense do Telégrafo, em Belém, é uma das atrizes do elenco da novela 'Mar do Sertão', da TV Globo
A atriz paraense Ana Miranda está no elenco da nova novela das 18h

image Globo Repórter’: exalta a força da caatinga, que serve de cenário para a novela ‘Mar do Sertão'
Bioma que só existe no Brasil será destaque em nova novela. Programa desta sexta-feira, dia 19, desbrava locais pouco conhecidos da região, como o Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco

Vale do Catimbau (PE) e Piranhas e Alagoas, em Sergipe, renderam cenas lindas para a obra. “A gente tem um grande desafio de contar a história que o Mário retratou. Começamos a novela com uma viagem, e queríamos retratar isso da melhor forma possível, e conseguimos fazer isso de forma criativa.  Conseguimos dentro desse tempo gravar uma sequência de cenas que vai até o capitulo 60”, disse o diretor artístico Allan Fiterman.

Sobre essa regionalidade retratada em "Mar do Sertão", o autor Mario Teixeira falou de que forma essa história será contada pelos próximos meses. “Nasci em São Paulo, minha mãe é de Roraima e meu pai do Ceará, então, passei grande parte da minha vida no nordeste. Sempre tive vontade de contar essa história, que é regional, mas universal. O regionalismo é universal, falar de uma pequena aldeia é falar do mundo. Então os tipos humanos, se repetem sempre”, contou.

Após essas duas semanas, o elenco volata aos estúdios, onde encontrou uma cidade cenográfica recheada de características nordestinas. “A cenografia, arte e os efeitos reproduziram de uma forma magistral, mas nada melhor do que começar, do que pisar no solo que você vai trabalhar. Começar in loco, com uma externa, é um presente para gente, foi um bônus que ganhamos”, disse o protagonista Renato Góes.

Isadora Cruz, que ganhou a sua primeira personagem principal na televisão brasileira, também comemorou o início desse trabalho com os pés na terra. “Foi muito importante a gente começar esse trabalho pela viagem, porque podemos nos entrosar, conhecer melhor. Não só os protagonistas, mas todo o elenco, a equipe. Podemos passar pelos perrengues juntos, comemorar as vitórias. Tinham locações que precisavam ser feitas trilhas e no fim do dia comemorávamos essa etapa vencida.  Foi importante para entrar nesse ritmo de estúdio que é bem pesado”, avaliou.

“Mar do Sertão” através de temas que abordam a água e coronelismo, conta a história de amor entre Candoca e Zé Paulino. Tertulinho, filho do coronel Tertúlio, se apaixona pela moça e entre algumas armações, consegue casar com ela. Depois de 10 anos, inicia a segunda parte da trama, com o retorno de Zé Paulino.

No meio desse romance, tem Xaviera (Giovana Cordeiro), que é amante de Tertulinho na primeira parte da novela. Porém, com o retorno dela, 10 anos depois, ela se aproxima de Zé Paulino. “A construção para mim foi repentina, mas chegou em um momento muito importante. Como atriz, precisei ter uma esperança renovada, após esses dois anos de pandemia. Várias coisas foram trazendo Xaviera para mim de uma forma tão bonita. Mas não consigo citar essa personagem, sem citar Jéssica Ellen, que seria quem ia fazer. Fico muito honrada de ter recebido essa confiança, porque sei da potência da Jéssica Ellen”, contou Giovana Cordeiro.

“Mar do Sertão” é uma novela criada e escrita por Mario Teixeira e tem na direção artística Allan Fiterman. A obra foi escrita com Marcos Lazarini, Claudia Gomes e Dino Cantelli, e com colaboração de Carol Santos. A direção geral é de Pedro Brenelli com Bernardo Sá, Natália Warth e Rogério Sagui. A produção é de Silvana Feu e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Televisão
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM TELEVISÃO

MAIS LIDAS EM CULTURA