Pavulagem já levou mais de 100 mil pessoas às ruas; último arrastão terá derrubada de mastros

Entre as atrações musicais estão a cantora Luê, os cantores Felipe Cordeiros e Allan Carvalho, além do grupo de Carimbó Sancari e da Orquestra João Viana da cidade Cachoeira do Arari

Emanuele Corrêa
fonte

Neste domingo, 2, acontece o último Arrastão do Pavulagem com o tema: "Arraial por um Mundo de Paz", com concentração na frente do Theatro da Paz e cortejo até a praça Waldemar Henrique. A estimativa é que por domingo o cortejo reúna 35 mil pessoas, portanto, nos últimos dias 11, 18 e 35 de junho o Arrastão levou 105 mil pessoas às ruas de Belém. A previsão da organização é superar o público de mais de 35 mil pessoas. A novidade é a derrubada do mastro que simboliza o encerramento.

VEJA MAIS

image Arraial do Pavulagem: Jovem faz ensaio de formatura com perna-de-pau na Praça da República; veja
Enzo Abud fez ensaio especial com perna-de-pau e a beca de formando

image Arraial do Pavulagem: Inclusão de pessoas com autismo marca segundo arrastão de 2023
Ação com crianças e famílias no Arraial do Pavulagem comemorou o Dia Internacional do Orgulho Autista

Entre as atrações musicais estão a cantora Luê, os cantores Felipe Cordeiros e Allan Carvalho, além do grupo de Carimbó Sancari e da Orquestra João Viana da cidade Cachoeira do Arari, que tocarão quadrilhas no momento solene da "Derrubada do Mastro", uma novidade entre os domingos, segundo Junior Soares, músico e fundador do Arraial do Pavulagem. "Essa é a novidade, vamos derrubar o mastro e vem significar o encerramento da nossa quadra junina", iniciou.

"A derrubada do mastro das mulheres, dos homens e a retirada da bandeira de São João. Neste momento teremos a Orquestra João Viana de Cachoeira do Arari, que vai executar umas quadrilhas para o momento solene. Eles são nossos parceiros no cordão do Galo, na ilha do Marajó", continuou.

Arrastão do Pavulagem 18/06

Junior Soares destaca o aumento do engajamento do público após o período pandêmico e destaca a participação dos bois de Ourém, no nordeste paraense. O Boi Pavulagem, anfitrião do cortejo, recebeu nos últimos 60 pessoas e os bois: Boi Lapixinha - Mestre Sales, Boi Flor do Campo - Mestre Zé Francisco/Valtinho e Boi Pai do Campo - Mestre Faustino. Além dos bois de Ourém, o Pavulagem sempre conta com a parceria do boi malhadinho, no Guamá, em Belém. "Para uma manifestação cultural de rua em Belém, aliás, na Amazônia né existe nenhum outro maior", disse.

image Estudante comemora aniversário com bolo temático do Arraial do Pavulagem
Ana Beatriz Matos, de 21 anos, comemorou seu aniversário em homenagem à festividade que voltou a colorir as ruas de Belém neste domingo (11)

A participação no Batalhão da Estrela também aumentou este ano. São 850 brincantes entre percussão, dança e pernaltas, 26 músicos nos sopros, cerca de 30 crianças na Campina e 140 pessoas no apoio. Um total de 1046 pessoas participam da atividade. Em parceria com o Instituto Mundo Azul, o Arraial levou 50 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias no segundo Arrastão, no dia 18 de junho, data que marcou o Dia Internacional do Orgulho Autista. No cordão de isolamento o Arrastão também tem uma área destinada às crianças e pessoas com deficiência (PDC).

Serviço

Ultimo Arraial do Pavulagem

Data: domingo, 2 de julho

Horário: 9h em frente ao Theatro da Paz. Cortejo até a Praça Waldemar Henrique.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA