CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Ao pôr do sol' e 'Foi Assim' são as únicas músicas paraenses entre as 15 mais tocadas no Pará

Relatório do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) aponta as faixas mais ouvidas nos últimos 5 anos.

Enize Vidigal / O Liberal
fonte

Os clássicos da música paraense “Ao pôr do sol” (Firmo Cardoso e Dino Sousa) e "Foi Assim" (Paulo André e Ruy Barata) estão entre as 15 músicas mais tocadas nos últimos cinco anos, no Pará, segundo o levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). A maioria das músicas da lista são populares brasileiras, sendo uma internacional.

Ao “Pôr do Sol” aparece em 8º lugar entre as mais tocadas. O clássico do brega dos anos 80 foi gravado originalmente por Teddy Max, já falecido. Chegou a ser regravado por outros artistas como Lia Sophia. Enquanto “Foi Assim”, lançada por Fafá de Belém no álbum “Água”, de 1977, ganhou versões em espanhol (pela própria Fafá), em francês (pelo maestro Paul Mauriat) e também em italiano, além de um videoclipe no programa "Fantástico", da Globo, segundo recorda o filho de Ruy e irmão de Paulo André, jornalista Tito Barata.

“Fico satisfeito que a gente tenha duas músicas paraenses de qualidade entre as mais tocadas no Pará. Sinal que o paraense se mantém fiel às suas raízes. Apesar de serem músicas universais que podem tocar em qualquer lugar do mundo para ter aceitação”, avalia. “São músicas de catálogo, como se diz, que não saem de moda. No Pará, elas sempre tocam nos bares, nos shows, nas rodas de amigos”, acrescenta.

As duas são canções de amor com letras que trazem belos poemas. “Ao pôr do sol eu vou te dizer, que o nosso amor não pode morrer...” inicia a letra de Firmo Cardoso e Dino Sousa, numa declaração de amor. “Foi assim, como um resto de sol no mar, como a brisa na preamar, tu te foste de mim...”, ressalta o bolero de Ruy Barata e Paulo André, sobre o fim de um relacionamento.

Tito revela outras curiosidades sobre os dois sucessos paraenses. Segundo ele, Firmo Cardoso ficou irritado ao ver a gravação de Teddy Max, pois “Ao Pôr do Sol” foi composta originalmente como um bolero. A faixa ganhou videoclipe gravado pelo cantor a bordo de um veleiro navegando pela Baía do Guajará. Sobre “Foi Assim”, essa foi uma das músicas de Paulo André e Ruy Barata gravadas por Fafá. “Ela se apaixonou pela canção. A gravadora na época, a Polygram, indicou a música ‘Raça’, de Milton Nascimento, como carro-chefe do álbum da Fafá para as rádios tocarem, mas o radialista Aldezon Alves, do Rio de Janeiro, não aceitou a recomendação e começou a tocar o bolero porque ele gostou”, recorda.

O Ecad pesquisou as músicas mais tocadas nas emissoras de rádio, na sonorização ambiente, no carnaval, nas festas juninas, nas apresentações de música ao vivo e nas casas de festa e diversão.

Confira a lista completa

Em primeiro lugar na lista aparece a tradicional “Parabéns a você”, de autoria de Lea Magalhães, Patty Smith Hill e Mildred Junius Welch Hill, tradução de “Happy birthday to you”. Seguida de “Se" (Djavan), "Telegrama" (Zeca Baleiro), “Wave” (Tom Jobim), “Eu te devoro” (Djavan), “Garota de Ipanema” (Vinicius de Moraes e Tom Jobim) e “Chão de Giz” (Zé Ramalho), nessa ordem, para mencionar as sete músicas mais ouvidas no estado. Isso demonstra que o paraense admira a música popular brasileira.

Depois de “Ao Pôr do Sol”, as mais tocadas são “Esperando na janela” (Raimundinho do Acordeon, Targino Gondim e Manuca Almeida), “Flor de Liz” (Djavan), “Final feliz” (Jorge Vercilo), “Só pro meu prazer” (Fabiana Kherlakian e Leoni), “Gostava tanto de você” (Ed Valle) e “Sozinho” (Peninha). E depois de “Foi Assim” aparecem “La belle de jour” (Alceu Valença), O bêbado e a equilibrista (Aldir Blanc e João Bosco), “Have you ever seen the rain?” (J C Fogerty) – a única internacional da lista -, “Sampa” (Caetano Veloso) e “A Rita” (Chico Buarque).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA