#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Morre aos 88 anos, o pianista e compositor João Donato

O artista ficou conhecido pela inventividade com que fundia diferentes gêneros musicais, em obras que se tornaram marcos da MPB

Thainá Dias

Morreu nesta segunda-feira, 17, o pianista, compositor e arranjador João Donato, aos 88 anos. A causa da morte foi devido uma série de problemas de saúde. Parceiro musical dos principais expoentes da bossa nova como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto, o multi-instrumentista se notabilizou pela inventividade com que fundia, a um jeito único, diferentes gêneros musicais, como jazz, samba e ritmos caribenhos. A mistura irreverente dá o caldo (e o tom) de obras que se tornaram marcos da MPB, como "A rã", "Nasci para bailar", "Amazonas", "Simples carinho" e "Até quem sabe".

Natural de Rio Branco, capital do Acre, João Donato deu os primeiros passos na música aos 5 anos, quando ganhou um acordeão de presente. Não demorou para que se comportasse como um veterano dos palcos. Aos 8, compôs a primeira música e, aos 12 — depois que a família se mudou para o Rio de Janeiro acompanhando o pai militar —, resolveu viver a primeira aventura musical: inscreveu-se no programa de Ary Barroso na Rádio Cruzeiro do Sul. Mas nada saiu como o esperado.

É que o compositor de "Aquarela do Brasil" não gostava de "meninos prodígio". Dizia que eram "crianças velhas", e ele não gostava daquilo. Donato havia chegou à atração de calouros com tudo em cima: paletó vincado, gravatinha, sapato de verniz e glostora no cabelo. Tinha um pouco mais de um metro e meio de altura, mas achava que já era gente grande. Não chegou nem mesmo a se apresentar.

VEJA MAIS

image Tulipa Ruiz e João Donato lançam compacto em parceria
Produção vem com duas músicas inéditas: 'Gravidade Zero' e 'Manjericão'

image João Donato e Donatinho encerram o ZporZ Fest Verão
Confira a programação musical deste final de semana

image Com as antenas ligadas, João Donato aporta em Belém para o Festival Sonido
O compositor acreano exalta parcerias com Paulo André Barata, Felipe Cordeiro e Dona Onete

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA