Fundação Cultural de Belém (Fumbel) tem nova presidente; conheça Inês Silveira

Inês Silveira deixa o Cerimonial da Prefeitura de Belém para gerir a pasta da cultura

Enize Vidigal
fonte

A nova presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Inês Silveira, foi anunciada publicamente pelo prefeito Edmilson Rodrigues, no final da tarde desta segunda-feira (20), durante a abertura da exposição "Fauna e Flora Brasileira", no Teatro Popular Nazareno Tourinho. Inês Silveira é formada em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com especializações em organização de eventos, ecoturismo e turismo para o Mercosul.

A nova gestora anunciou que irá priorizar a democratização e descentralização do acesso à arte e à cultura de Belém. Para isso, ela planeja abrir espaço para fazedores de cultura da periferia, aprofundar a interlocução com todos os segmentos culturais da cidade, valorizar as raízes indígena e africana da cultura popular belenense, fortalecer as variadas expressões culturais, retomar as relações com o governo federal e o intercâmbio internacional, especialmente com as cidades-irmãs de Belém, continuar o trabalho na área de preservação do patrimônio histórico e ativar a Lei Tó Teixeira.

VEJA MAIS

image Após Carnaval, carros alegóricos são abandonados em ruas de Belém
As escolas de samba possuem um prazo de 48h, após o encerramento do desfile, para realizar a remoção dos carros da avenida, informou a Fumbel

image Michel Pinho deixa a Fumbel: ‘Hora de ficar ao lado da família’
Titular da fundação pediu exoneração do cargo e agradeceu pela experiência vivenciada

image Carnaval 2023: Prefeitura de Belém confirma retomada de desfiles após reunião com escolas de samba
Nesta quarta-feira (9), a Fumbel se reuniu com representantes das agremiações da capital e houve um consenso a respeitos dos desfiles e programação

"A nossa primeira meta é estrutrurar o Conselho Municipal de Cultura, que vai nortear a aplicação do Fundo Municipal de Cultura a partir da Lei Valmir Bispo, garantindo a interlocução com todos os segmentos culturais na grande Belém e nos distritos. Vamos construir a política cultural a partir das demandas dos segmentos. E vamos ativar a Lei Tó Teixeira", assegurou Inês Silveira.

Para a nova presidente da Fumbel, cuidar da identidade, da memória, além de dar voz à diversidade artística do povo de Belém é o compromisso do governo da nossa gente. ‘‘Como gestora, vamos conduzir, fomentar e apoiar toda a imensa e rica produção cultural da nossa terra’’, disse a nova presidente da Fumbel.

Nomeação

A nomeação de Inês Silveira foi publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira (17). Ela substitui Michel Pinho, que deixou o cargo no mês passado. O diretor-geral Jamil Mouzinho respondeu interinamente pela presidência da fundação e voltará ao cargo anterior.

Inês Silveira foi chefe do cerimonial da Prefeitura de Belém, entre os anos de 1997 e 2003, presidiu a Belemtur em 2004 e chefiou o gabinete de Edmilson nos mandatos como deputado estadual e deputado federal. Ela estava novamente como chefe do Cerimonial desde 2021.

Exposição

A exposição "Fauna e Flora Brasileira" reúne gravuras de Emílio Goeldi e Ernst Lohse, que retratam a biodiversidade brasileira e difundem a preservação ambiental e o pioneirismo da dupla na ciência e nas artes. A mostra fica aberta à visitação gratuita durante o horário comercial até o dia 23 de maio.

O cientista, zoólogo e naturalista suíço Goeldi, fixou residência no Brasil em 1885, sendo que, de 1893 a 1907, mudou-se com a família para Belém, onde dirigiu o Museu Paraense de História Natural e Etnografia, que mais tarde seria denominado Museu Paraense Emílio Goeldi em homenagem a ele.

Nesse período, ele realizou incursões pela Amazônia e formou as primeiras coleções zoológicas, botânicas, geológicas e etnográficas da região. Para isso, ele contou com a ajuda do fotógrafo, desenhista e litógrafo alemão Ernst Lohse, que trabalhou no Museu por quase 20 anos, sendo responsável pela documentação de exemplares amazônicos no início do século XX.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA